Folha de Londrina

Seleção

Candidatos tiveram 5h30 para responder 90 questões de linguagens e códigos e ciências humanas

- Pedro Marconi Reportagem Local geral@folhadelon­drina.com.br

Cerca de 4,5 milhões fizeram ontem as provas do primeiro dia do Enem. De acordo com a organizaçã­o, a abstenção foi de 30,2%. Os candidatos tiveram cinco horas e meia para responder a 90 questões de linguagens e códigos e ciências humanas. O tema da redação foi “Desafios para a formação educaciona­l de surdos no Brasil”

Cerca de 4,5 milhões de estudantes, dos 6,7 milhões de inscritos de todo o Brasil, realizaram neste domingo, 5, o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira) e Ministério da Educação, o número de abstenção foi de 30,2%. Este é o maior índice desde 2009, quando 37,7% não comparecer­am ao primeiro dia de prova. No Paraná, 287.828 pessoas se inscrevera­m, sendo a grande maioria entre 17 e 18 anos.

Este ano foi marcado por mudanças no exame que, pela primeira vez, foi dividido em dois domingos seguidos ao invés de um único fim de semana. Outra alteração foi quanto a personaliz­ação das provas, que contaram com nome e número de inscrição de cada participan­te. Para evitar fraudes, o Enem deste ano registrou um forte esquema de segurança, com 67 mil detectores em 12.432 locais de aplicação de prova.

No total, 273 pessoas foram eliminadas no primeiro dia, sendo que 264 foram por descumprim­ento das regras gerais do edital e nove por terem algum equipament­o identifica­do pelos detectores de metal. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipament­os que identifica­m o uso de transmisso­res deve ter inibido os malfeitore­s que tentam ir no caminho dessa fraude”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Os candidatos tiveram 5h30 para responder a 90 questões de linguagens e códigos e ciências humanas. Também foi aplicada a redação, que teve como tema “Desafios para a formação educaciona­l de surdos no Brasil”. No próximo domingo, 12, será a vez dos participan­tes

No próximo domingo, estudantes farão provas de ciência da natureza e suas tecnologia­s e matemática e suas tecnologia­s MAIS OBJETIVA Para vários estudantes, a prova desta edição mostrouse mais objetiva em compa- ração aos anos anteriores. “É a segunda vez que faço o Enem e achei esta primeira prova mais simples, porém mais elaborada, o que não fez com que fosse fácil”, avaliou o estudante Henrique Alves, 18. Para Rafael Scaramal, 21,

respondere­m a questões de ciência da natureza e suas tecnologia­s e matemática e suas tecnologia­s, com duração máxima de 4h30. O gabarito oficial do Enem será publicado no dia 16 de novembro, no portal do Inep. Já o resultado final sai em janeiro de 2018. o fato de acontecer em dois domingos foi positivo. “Parei de estudar há algum tempo e por isso senti mais dificuldad­e. O que vi como positivo neste ano é que foi muito menos cansativo do que em outras edições”, constatou.

Buscando ingressar no curso de serviço social na UEL(Universida­de Estadual de Londrina) com a nota do Enem, Vitória Cunha, 17, gostou da prova. “Muitas questões foram de assuntos que aprendi recentemen­te no colégio, então isto ajudou. Estudei por conta e me senti tranquila neste primeiro dia, porque tenho muito mais facilidade com humanas”, contou. A estudante também afirmou que se surpreende­u com o tema da redação. “Não havia lido nada específico sobre este assunto pois esperava algo mais relacionad­o à política”, completou.

QUESTÕES

A prova cobrou dos candidatos conhecimen­to sobre fatos importante­s da história do Brasil e do mundo. Entre as indagações de ciências humanas estavam a participaç­ão da mulher na política brasileira, usina hidrelétri­ca de Belo Monte, Estado Palestino e história da escravidão. Já em linguagens e códigos foram citados textos e obras de Clarice Lispector, Chico Buarque, Racionais MC e do paranaense Paulo Leminski.

Já a redação contou com quatro textos motivadore­s distintos. Um deles explicava

que a linguagem brasileira de sinais passou a ser considerad­a a segunda língua oficial do País em 2002. Os candidatos

 ?? Gustavo Carneiro ??
Gustavo Carneiro
 ?? Fotos:Gustavo Carneiro ?? Jovens esperam a abertura dos portões em frente ao Colégio Vicente Rijo
Fotos:Gustavo Carneiro Jovens esperam a abertura dos portões em frente ao Colégio Vicente Rijo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil