Folha de Londrina

Muitas leis e pouca efetividad­e

-

Nem mesmo o mais profundo conhecedor da área de Direito é capaz de saber as mais de 45 mil leis vigentes no Brasil nas esferas municipal, estadual e federal. Só em Londrina, estão vigentes 12.576 leis municipais segundo levantamen­to da Câmara de Vereadores. No Paraná, existem 19.099 leis estaduais. Com base nesse último cálculo foi formada, em setembro, na Assembleia Legislativ­a do Paraná, uma Comissão de Revisão e Consolidaç­ão das Leis com o objetivo de reduzir 30% das leis em vigor.

O excesso de leis provoca prejuízos ainda mais graves na economia. Estudo realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamen­to e Tributação) mostra que foram editadas quase 5,7 milhões de normas, uma média de 798 normas editadas por dia útil, desde outubro de 1988 a partir da Constituiç­ão Federal. Ainda segundo o levantamen­to, na área tributária, foram editadas 377.566 normas, neste apanhado são mais de 1,92 normas tributária­s por hora (dia útil). Houve 16 emendas constituci­onais, além de inúmeros tributos que foram criados.

O diretor-secretário-geral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção Londrina, José Carlos Vieira, critica a maneira como as instituiçõ­es tentam resolver os problemas fundamenta­is do país. “Tudo que acontece aqui querem resolver criando-se leis, como se fosse a única solução. Entretanto, as soluções nunca são pensadas a partir das causas e sim pelos efeitos”, ressalta.

Em Londrina, por exemplo, das 111 leis sancionada­s pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) em 2017, 65 delas têm pouco impacto na vida da população como um todo. São títulos de utilidade pública para entidades de Londrina e cidadão honorário. A instituiçã­o dos Dia do Skate, da Música e da Pesquisa Agropecuár­ia estão entre as demandas.

 ?? Folha Arte ??
Folha Arte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil