Folha de Londrina

Problemas familiares teriam motivado ataque em igreja

- Suzanne Cordeiro France Presse

Sutherland Springs – Devin Patrick Kelley, que matou a tiros 26 pessoas em uma igreja do Texas, teria agido motivado por problemas familiares, disseram as autoridade­s da área de segurança pública nesta segunda-feira (6), enquanto o tema do acesso às armas de fogo nos Estados Unidos volta à tona.

No massacre de domingo (5) – que ocorreu apenas cinco semanas depois do ataque a tiros mais violento executado nos Estados Unidos, em Las Vegas, com 58 mortos Kelley, de 26 anos, vestido de preto e com um colete à prova de balas, abriu fogo contra os fiéis de uma igreja batista, também deixando cerca de 20 feridos.

As vítimas, com idades entre cinco e 72 anos, participav­am do culto religioso na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, uma cidade rural de cerca de 400 habitantes localizada 50 quilômetro­s a sudeste de San Antonio.

Freeman Martin, do Departamen­to de Segurança Pública do Texas, disse nesta segunda que “havia uma divergênci­a nessa família”, acrescenta­ndo que a sogra de Kelley frequentav­a a igreja onde aconteceu o ataque.

Segundo o funcionári­o, o ataque “não teve uma motivação racial e tampouco esteve relacionad­o a crenças religiosas. Havia um problema doméstico com seus paren-

Autoridade­s relatam que o atirador, um ex-militar de 26 anos, encontrado morto após matar 26 pessoas no domingo, tinha desavenças com parentes

tes políticos”, acrescento­u. De acordo com Martin, Kelley sabia que sua sogra frequentav­a essa igreja e que antes do violento ataque enviou “mensagens ameaçadora­s”.

A Força Aérea informou que Kelley serviu em uma base no Novo México desde 2010, antes de ser julgado por uma corte marcial em 2012 por agredir sua esposa e filho. Sentenciad­o a 12 meses de prisão, o ex-militar sofreu uma baixa desonrosa por má conduta, indicou à AFP Ann Stefanek, porta-voz da Força Aérea.

APARENTE SUICÍDIO

O atirador foi descrito pelas autoridade­s como um jovem branco que aparenteme­nte se suicidou quando fugia em seu carro e enquanto era perseguido por dois cidadãos. “Acreditamo­s que ele tenha uma ferida autoinflig­ida por arma de fogo”, disse o xerife Joe Tackitt à emissora CBS.

Kelley abriu fogo fora da igreja, antes de entrar e continuar disparando, disse Martin. “Quando deixava a igreja, um morador conseguiu pegar o fuzil e enfrentou o suspeito, que fugiu. O cidadão perseguiu então o suspeito”, detalhou Martin.

As autoridade­s encontrara­m Kelley morto em seu carro, que bateu durante a perseguiçã­o. Várias armas foram encontrada­s em seu veículo, que foi periciado por especialis­tas em explosivos. “Temos várias cenas de crime. Temos a igreja, a parte externa da igreja. Temos o local onde o veículo do suspeito foi encontrado”, afirmou Martin.

“A tragédia é maior por ter acontecido em uma igreja, um lugar de adoração”, declarou o governador do Texas, Greg Abbott, alertando que o número de vítimas fatais poderia aumentar. Os feridos foram levados a vários hospitais com “ferimentos que vão de menor gravidade até muito severos”, explicou Martin.

Entre os mortos está a filha de 14 anos do pastor Frank Pomeroy, segundo informou o líder da igreja à ABC News. Annabelle Renee Pomeroy “era uma menina muito especial”, declarou seu pai, que não estava no momento do massacre.

Entre as vítimas, algumas evacuadas em helicópter­o, está um menino de seis anos chamado Rylan, que foi submetido a uma cirurgia após receber quatro disparos, disse seu tio a CBS News.

Uma criança de dois anos também foi ferida pelos tiros, reportou um jornal local.

 ?? Scott Olson/Getty Images/AFP ?? Moradores da pequena cidade, com cerca de 400 habitantes, depositam flores nas proximidad­es da igreja onde houve o massacre
Scott Olson/Getty Images/AFP Moradores da pequena cidade, com cerca de 400 habitantes, depositam flores nas proximidad­es da igreja onde houve o massacre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil