Folha de Londrina

Começa julgamento de Marin nos EUA

- Agência Estado

- Começou nesta segunda-feira (6) o processo de escolha dos jurados que decidirão se o ex-presidente da CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol), José Maria Marin, deve ou não ser condenado por acusações de vários crimes, como o de receber suborno em contratos de marketing da Copa do Brasil e de aceitar recursos ilegais de negociaçõe­s de direitos de televisão de torneios da Copa América. “Esta semana será dedicada para a escolha de jurados. Temos insistido que nosso cliente não é culpado”, comentou Júlio Barbosa, um dos advogados de Marin. O ex-presidente da CBF está em prisão domiciliar em Nova York há dois anos, onde espera seu julgamento.

Marin chegou por volta das 9 horas (horário local) na Corte do Distrito Leste de Nova York acompanhad­o de advogados. Ele mostrava-se tranquilo, acenou para os jornalista­s e não deu declaraçõe­s. Às 10h10, a juíza que vai presidir o julgamento, Pamela Chen, iniciou a sessão na qual apresentou os procedimen­tos que serão adotados nesta semana para a escolha de 12 jurados e cerca de seis suplentes, entre um grupo potencial de 240 candidatos.

A juíza determinou que os trabalhos fossem retomados nesta quarta-feira às 10 horas, que contará com a presença de Marin e de outros dois acusados: Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana de Futebol, e Juan Angel Napout, ex-vice presidente da Fifa. O mais provável é que tal processo de seleção seja encerrado na quinta. O julgamento está previsto para começar na próxima segundafei­ra e pode durar seis semanas ou pouco mais, apontou Júlio Barbosa.

Ao sair do tribunal, Marin foi alvo de gritos e de uma faixa empunhada por Moisés Campos de Lima, ex-funcionári­o da CBF, e Valmir Alves Diniz, tenente da PM do Rio de Janeiro, que dizia em letras vermelhas em inglês: “EUA, ajude-nos a prender os brasileiro­s corruptos da nossa administra­ção do futebol. Cadeia neles”.

 ?? Don Emmert/AFP ?? Ao chegar à Corte, ex-presidente da CBF não fez declaraçõe­s
Don Emmert/AFP Ao chegar à Corte, ex-presidente da CBF não fez declaraçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil