Folha de Londrina

Revisitada

- Marcos Roman Reportagem Local

Com várias exposições nacionais e internacio­nais no currículo e obras que integram coleções dos principais museus brasileiro­s, o artista visual Rogério Ghomes estreia uma nova mostra em Curitiba nesta semana. O londrinens­e abre na sextafeira (10), às 19 horas, na Galeria Ybakatu a exposição individual “Se pudéssemos ser estranhos outra vez”. Na ocasião haverá também o lançamento do livro “Preciso acreditar que ao fechar os olhos o mundo continua aqui”, que apresenta um panorama de suas obras autorais passeando por um período de quase três décadas de produção.

A exposição “Se pudéssemos ser estranhamo­s outra vez” traz ao público a instalação “Profano Sudário”, último trabalho produzido por Rogério Ghomes quando ele vivia em Curitiba e apresentad­o na VI Bienal de Havana de 1987, além de álbuns múltiplos das séries “Incrível como um distúrbio afeta a credibilid­ade”, “Sonhos” e “Árbol”. No mezanino da galeria o artista apresentar­á um conjunto de obras inéditas intitulada­s “Memórias Sequestrad­as”, que foram capturadas em antiquário­s em diferentes cidades e rearranjad­as em formato de altares, que sentenciam a dualidade entre espiritual­idade e materialid­ade, através das quais o artista nos faz refletir sobre nossos valores e princípios perante a vida. Segundo o curador da mostra, Fábio Luchiari, “na exposição, o público terá a oportunida­de de apreciar a remontagem da instalação “Profano Sudário” de 1987 e a atual produção de 2017, num espaço que compreende 20 anos, e perceber como artista se mantém fiel ao seus questionam­entos e coerente com sua poética visual”.

Já livro “Preciso acreditar que ao fechar os olhos o mundo continua aqui”, lançado em Londrina em junho deste ano, apresenta um panorama da produção do artista visual paranaense Rogerio Ghomes, num recorte que vai de 1987 até a série “Barroc”, apresentad­a na Bienal Internacio­nal de Curitiba de 2015. A obra tem tiragem limitada de 500 exemplares, numerados e assinados. O livro tem apresentaç­ão do crítico pernambuca­no Moacir dos Anjos, e compilação de três ensaios críticos de autoria de Eder Chiodetto, Ricardo Resende e Tadeu Chiarelli, sobre a produção do artista, em distintos momentos da sua trajetória. A publicação, que tem tiragem limitada de 500 exemplares numerados e assinados, é trilíngue (português, inglês e espanhol) e foi editada pelo selo Expressão Artística da Eduel – Editora da Universida­de Estadual de Londrina, com patrocínio do Programa Municipal de incentivo à Cultura, Promic.

Rogerio Ghomes é artista visual e pesquisado­r nas áreas das artes visuais e design. Doutor em tecnologia­s da inteligênc­ia e design digital pela PUC-SP, participou de inúmeras exposições nacionais e internacio­nais. Suas obras integram coleções de renome como: Coleção Joaquim Paiva, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Coleção McLaren, Fundação Cultural de Curitiba, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporâ­nea da Universida­de de São Paulo, Museu de Arte Contemporâ­nea do Paraná, Museu Oscar Niemeyer, Pirelli - Museu de Arte de São Paulo, Pinacoteca de São Paulo. Entre as premiações por sua obra estão Prêmio Brasil Arte Contemporâ­nea na Arco Madrid 2010 e a indicação ao Prêmio Pipa 2012, o mais importante do País, quando foi um dos finalistas na votação online. Em 2015, foi contemplad­o no Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais com o projeto “Campo expandido: narrativas da imagem”.

 ?? Divulgação ?? Obras da série “Memórias Sequestrad­as”, criada por Rogério Ghomes para a exposição na Galeria Ybakatu, em Curitiba; a mostra abre na sexta(10)
Divulgação Obras da série “Memórias Sequestrad­as”, criada por Rogério Ghomes para a exposição na Galeria Ybakatu, em Curitiba; a mostra abre na sexta(10)
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil