Folha de Londrina

Filme londrinens­e é premiado na Holanda

- Danieli Souza Especial para Folha 2

O longa-metragem “Leste Oeste”, dirigido por Rodrigo Grota e produzido por Guilherme Peraro, conquistou um dos Prêmios Van Gogh da 8ª edição do Amsterdam Film Festival, na Holanda. Produzido pela Kinopus Audiovisua­l com patrocínio da Prefeitura de Londrina via PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), “Leste Oeste” foi agraciado com um Prêmio Especial do Júri para Melhor Longa Dramático Internacio­nal. Para Rodrigo Grota, diretor e roteirista do filme, um possível diferencia­l que tenha motivado um prêmio internacio­nal como este, está no fato de que ele apresenta um drama familiar, com certo tom contemplat­ivo, mas sem se tornar um filme hermético, frio e fechado em si mesmo. “Uma vez li uma frase que ficou na minha mente: ‘estamos sempre voltando pra casa’. Daí comecei a imaginar a história de uma espécie de cavalheiro errante, um anti-herói, que retorna à sua cidade natal após 15 anos. Esse personagem é quase um fantasma e tramas de caráter sobrenatur­al sempre me interessam. A questão, portanto, do Leste, tinha esse ponto de partida: é possível reencontra­r a nossa origem?” Ele ressalta também, que a qualidade dos colaborado­res que participar­am da produção merece destaque. “Mesmo com um orçamento reduzido, Guilherme Peraro e Roberta Takamatsu foram ótimos produtores - tudo foi feito dentro do prazo e com um padrão técnico muito elevado. O visual do filme, potenciali­zado pela fotografia de Guilherme Gerais, mostra uma Londrina deslocada no tempo e no espaço. A trilha sonora, criada por Rodrigo Guedes, da banda Grenade, é outro elemento essencial para o filme - reforça o clima nostálgico que queríamos criar. E, por último, e não menos importante, estão os atores: creio que o trabalho de atuação de Simone Iliescu, Felipe Kannenberg, Bruno Silva e José Maschio seja a alma do filme.”

MAIS PRÊMIOS

Este é o quinto prêmio recebido pelo filme, que já havia conquistad­o premiações em sua estreia no Cine Pe, em Recife, e em festivais nos EUA e no México. Grota conta que, para ele, além de valorizar a equipe, o prêmio valoriza também todo o contexto cultural de Londrina. “Sempre contamos com um forte apoio local, seja por parte do poder público (Promic), seja por parte da iniciativa privada e de colegas. A identidade de Londrina, ao meu ver, está fortemente associada à sua cultura, vivemos em uma cidade de vanguarda. Todo e qualquer investimen­to em cultura é também um investimen­to em Educação, com notória repercussã­o Social, Política e Econômica.Eéportudoi­ssoqueum prêmio internacio­nal não se refere somente a este filme, mas a todo um contexto cultural consolidad­o na cidade nos últimos anos.”

O filme foi rodado ao longo de duas semanas em 2014 e teve sua primeira exibição pública em 7 de maio de 2016 no Cine PE, em Recife, onde conquistou os Prêmios de Melhor Ator, para Felipe Kannenberg; e Melhor Atriz, para Simone Iliescu. Com previsão de estreia nos cinemas para o 1º semestre de 2018, Leste Oeste já participou de festivais na Inglaterra, na Polônia, na Colômbia e na Índia. A expectativ­a para o cinema, segundo Grota, é gigantesca. “Muita gente ainda não conseguiu ver o filme, apesar de contarmos com duas salas lotadas na noite de estreia em agosto do ano passado. Do ponto de vista restrito a Londrina, estamos muito animados, pois pela primeira vez teremos um filme nosso em cartaz, em variados horários. É um passo importante para a produção local.” No Brasil, o filme foi exibido na Mostra Internacio­nal de Cinema de São Paulo, no Festival Lume de Cinema Independen­te, além de outros festivais, sendo exibido em mais de 10 estados. Recentemen­te o filme foi finalista do Blow Up Film Fest – Chigago Internatio­nal Art House Film Fest.

Leste Oeste é o primeiro longa-metragem rodado em Londrina por uma equipe local, e é o primeiro longa da produtora Kinopus, que no momento finaliza o seu segundo longa para cinema: um documentár­io sobre o assalto ao Banestado que aconteceu em dezembro de 1987.

 ??  ??
 ?? Elizeo Garcia/Kinopus ?? Para Rodrigo Grota, na foto dirigindo a atriz Simone Iliescu, “um prêmio internacio­nal não se refere somente a este filme, mas a todo um contexto cultural consolidad­o na cidade nos últimos anos”
Elizeo Garcia/Kinopus Para Rodrigo Grota, na foto dirigindo a atriz Simone Iliescu, “um prêmio internacio­nal não se refere somente a este filme, mas a todo um contexto cultural consolidad­o na cidade nos últimos anos”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil