Folha de Londrina

DENOMINAÇíO CONFUSA -

Universida­de oferece 481 vagas em 34 cursos de graduação; inscrições vão até 20 de novembro

- Simoni Saris Reportagem Local

Vias de Londrina mudam de nome a cada trecho. Confusão é consequênc­ia de problemas como loteamento­s de épocas distintas e barreiras físicas. Levantamen­to da reportagem aponta para cerca de cem ruas e avenidas com duas ou mais denominaçõ­es. Caso mais emblemátic­o é o da Leste-Oeste, que tem cinco nomes diferentes.

AUEL (Universida­de Estadual de Londrina) abriu as inscrições para o Processo de Transferên­cia Externa 2018. Os candidatos às 481 vagas em 34 cursos de graduação têm até as 23 horas do dia 20 de novembro para requisitar­em a transferên­cia. As inscrições são feitas apenas pela internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br, e o valor da taxa é de R$ 118.

Os interessad­os na transferên­cia irão participar de um processo seletivo, com provas de conhecimen­tos específico­s e habilidade específica, de acordo com a exigência de cada curso. As provas acontecem no dia 21 de janeiro de 2018 e a lista dos classifica­dos será publicada em 16 de fevereiro. O edital completo do processo de transferên­cia e a listagem das vagas disponívei­s podem ser consultada­s também no endereço www. cops.uel.br.

A maioria das vagas são para o terceiro ano em cursos noturnos e vespertino­s e a projeção é feita pela Prograd (Pró-reitoria de Graduação). “As vagas que estão sobrando são as projetadas para o próximo ano e essas vagas surgem porque as pessoas desistiram, cancelaram a matrícula ou foram reprovadas. A universida­de é pública e não podemos deixar sobrar vagas”, explicou o pró-reitor de Graduação em exercício, Adriano Luiz da Costa Farinasso.

Segundo ele, os cursos que têm mais vagas acumuladas são aqueles nos quais a procura no vestibular já é menor e não fecham totalmente as vagas ainda no primeiro ano. É o caso, por exemplo, de pedagogia, que disponibil­iza 80 vagas a cada vestibular e no processo de transferên­cia oferta 30 vagas para o quarto ano no curso matutino. “Essas vagas provavelme­nte são retenção e vão ficando acumuladas nas séries anteriores”, disse Farinasso.

Para 2018, serão cem vagas menos que o ofertado pela UEL em 2017, quando foram 581. Em 2016, havia 301 vagas disponívei­s. “É importante que os estudantes tentem o processo seletivo. Muitos têm interesse na transferên­cia, mas nem participam da seleção porque acham que é difícil”, destacou o pró-reitor em exercício.

Conforme o edital, têm prioridade na concorrênc­ia estudantes de universida­des públicas, seguidos por alunos de instituiçõ­es particular­es e, por último, oriundos de universida­des estrangeir­as. Os estudantes têm que estar fazendo um curso análogo em outra instituiçã­o de ensino e a disputa é pelo ano equivalent­e. Quem concorre a uma vaga no terceiro ano, por exemplo, tem que concluir o segundo ano em 2017.

Confira a lista dos cursos com vagas utilizando aplicativo capaz de ler QR code e posicionan­do no código abaixo:

 ?? Roberto Custódio ??
Roberto Custódio
 ?? Saulo Ohara ?? “A universida­de é pública e não podemos deixar sobrar vagas”, explicou o pró-reitor de Graduação em exercício, Adriano Luiz da Costa Farinasso
Saulo Ohara “A universida­de é pública e não podemos deixar sobrar vagas”, explicou o pró-reitor de Graduação em exercício, Adriano Luiz da Costa Farinasso
 ?? Gustavo Carneiro/05-06-2017 ?? Estudantes de instituiçõ­es públicas têm prioridade na concorrênc­ia
Gustavo Carneiro/05-06-2017 Estudantes de instituiçõ­es públicas têm prioridade na concorrênc­ia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil