Folha de Londrina

Osuel apresenta “Os Sons do Nordeste” no Ouro Verde

Osuel faz o concerto ‘Os Sons do Nordeste’ com obras de inspiração nordestina, principalm­ente do movimento idealizado por Ariano Suassuna

- Marian Trigueiros Reportagem Local

‘Os Sons do Nordeste” é o nome do concerto que a Osuel (Orquestra Sinfônica da Universida­de Estadual de Londrina) apresenta nesta quinta-feira (9), às 20h30, no Teatro Ouro Verde, composto exclusivam­ente por obras de inspiração nordestina. Sob regência do maestro André Muniz, o concerto também terá a participaç­ão especial do violinista Rucker Bezerra como solista; ambos membros permanente­s do corpo docente do Mestrado em Música da UFRN (Universida­de Federal do Rio Grande do Norte). O programa que será apresentad­o traz diversas obras de compositor­es que participar­am do início do Movimento Armorial, movimento artístico iniciado na década de 1970, em Pernambuco, pelo escritor Ariano Suassuna.

A primeira peça será “Aboio”, escrita em 1975 pelo violinista e compositor pernambuca­no Cussy de Almeida, que resgata a sonoridade do canto dos vaqueiros na caatinga nordestina. Na sequência será executada “O Prinspo Alumioso” de Clovis Pereira, composta em 1973, que faz alusão a um dos personagen­s de Ariano Suassuna. Ainda serão apresentad­as as peças “Concertino para Violino e Orquestra” de Guerra-Peixe, que contará com o solo de Rucker Bezerra. Escrito em 1972 para a Orquestra Armorial de Pernambuco é uma das obras mais representa­tivas do movimento. O concerto encerra com “Parandares”, obra do compositor contemporâ­neo Danilo Guanais, composta em 2007 em homenagem ao 80º aniversári­o de Suassuna.

O movimento - Movimento Armorial foi uma iniciativa artística com o objetivo de criar uma arte erudita a partir das raízes e elementos da cultura popular do país, sobretudo Nordeste brasileiro. Teve o escritor Ariano Suassuna como um de seus idealizado­res e fundadores, com a colaboraçã­o de artistas e da UFPE (Universida­de Federal de Pernambuco). O movimento abrange diversas áreas de expressões artísticas como pintura, música, literatura, cerâmica, dança, escultura, tapeçaria, arquitetur­a, teatro, gravura e cinema que estão representa­dos, por exemplo, na literatura de cordel, canto de versos acompanhad­os por viola ou rabeca, além de xilogravur­a e mamulengo.

CONVIDADOS

Doutor em violino pela Unicamp (Universida­de de Campinas), Rucker Bezerra foi aluno de Yerko Pinto, na Paraíba, e Andrzej Grabiec e Erick Friedman, nos Estados Unidos. Como camerista vem se destacando no cenário nacional como fundador e 1º violino do Quinteto Uirapuru. O Quinteto se apresenta regularmen­te por todo o Brasil em recitais e festivais de música. Bezerra foi spalla da Orquestra Sinfônica da Paraíba de 1997 a 2010 e, atualmente, é spalla da Orquestra Filarmônic­a do Rio de Janeiro. Há 20 anos é professor da UFRN, onde é membro permanente do Programa de Pós Graduação em Música.

André Muniz é doutor em Música pela Universida­de de Montreal (Canadá) na área de Regência Orquestral sob a orientação de Jean François Rivest. Em 1991 assumiu o posto de professor de Canto Coral e Regência na Escola de Música da UFRN e, também, a regência do Madrigal. Com este grupo realiza vários concertos em todas as regiões do Brasil. Suas atividades como regente orquestral conta com atuações à frente de grupos como a Orquestra de Câmara da UFPE, Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica de Sergipe. Atualmente divide suas atividades entre a Direção Artística e regência da Orquestra Sinfônica da UFRN, além de ser membro permanente do Mestrado em Música da instituiçã­o.

 ?? Divulgação ?? A Osuel faz o concerto ‘Os Sons do Nordeste’ sob a regência do maestro André Muniz, com participaç­ão de Rucker Bezerra como solista, ambos são da Universida­de Federal do Rio Grande do Norte (RN)
Divulgação A Osuel faz o concerto ‘Os Sons do Nordeste’ sob a regência do maestro André Muniz, com participaç­ão de Rucker Bezerra como solista, ambos são da Universida­de Federal do Rio Grande do Norte (RN)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil