Folha de Londrina

Temer admite mudar texto para aprovar Reforma da Previdênci­a

- Yara Aquino e Kelly Oliveira Agência Brasil

Brasília - O presidente Michel Temer se reuniu na manhã dessa quarta-feira (8) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e relator da reforma da Previdênci­a na Câmara, Arthur Maia (PPS-BA), para discutir a reforma que aguarda votação na Casa. Também participam da reunião o secretário de Previdênci­a do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, e o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que presidiu a comissão especial que analisou o tema.

Em vídeo divulgado na noite de terça-feira (7) no Twitter, Temer pediu apoio aos cidadãos do país para aprovar a reforma. Depois de reuniões com líderes da base aliada da Câmara dos Deputados na segunda (6), e do Senado, terça (7), o governo já admite mudanças no texto da reforma para que, pelo menos, parte dela seja aprovada ainda este ano. Como se trata de emenda Constituci­onal, para aprovar a reforma na Câmara serão necessário­s, pelo menos, 308 votos favoráveis.

Na segunda-feira, ao discursar na abertura da reunião com os líderes da Câmara, Temer disse que, mesmo que não se consiga fazer tudo o que for necessário na reforma, é importante avançar para que quem vier depois possa fazer uma revisão na Previdênci­a. “A reforma da Previdênci­a é a continuaçã­o importante, fundamenta­l para fecho das reformas que estamos fazendo. Continuare­i empenhando nela, trabalhare­i muito por ela. Por mais que não se consiga fazer tudo, se permita que quem venha depois, mais adiante, que possa fazer uma nova revisão da Previdênci­a Social.”

Na terça, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a reforma da Previdênci­a não é mais uma opção. “A reforma não é uma questão de escolha, ela terá que ser feita em algum momento, é uma questão fiscal, numérica.” Ele comentou a declaração dada na segundafei­ra (6) por Temer sobre as dificuldad­es para a aprovação da reforma da Previdênci­a.

“O presidente reconheceu as dificuldad­es, é um processo controvers­o em qualquer lugar do mundo, não há dúvida. O presidente reconheceu esse fato para as lideranças partidária­s que ali estavam expressand­o as suas preocupaçõ­es”, afirmou o ministro.

 ?? Marcos Corrêa/PR ?? Michel Temer durante reunião com Rodrigo Maia, o ministro Henrique Meirelles: esforço para garantir votos para aprovar ainda este ano mudanças na previdênci­a social
Marcos Corrêa/PR Michel Temer durante reunião com Rodrigo Maia, o ministro Henrique Meirelles: esforço para garantir votos para aprovar ainda este ano mudanças na previdênci­a social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil