Folha de Londrina

INCLUSÃO DE CINEMA

Inspirado em filmes conhecidos, espetáculo do Ballet de Cegos mostra ao público, mais uma vez, o resultado do projeto iniciado em 2014

- Danieli Souza Especial para Folha 2

Bailarinas com deficiênci­a visual levam amanhã ao palco do Auditório do Sincoval o espetáculo “Uma noite no cinema”. Apresentaç­ão vai contar com coreografi­as envolvendo trilhas de filmes. Estrelas do show são crianças atendidas por projeto social

O Projeto Dançando Um Sonho - Ballet de Cegos e Outras Deficiênci­as promove, no sábado (11), o espetáculo “Uma noite no cinema”. No ano passado, com a temática “As 4 Estações”, os bailarinos encantaram os expectador­es no Teatro Zaqueu de Melo. Este ano, o palco será o Auditório do Sincoval, às 19h30.

Criado em 2014 pela bailarina Sabrina Bueno, o Projeto Dançando Um Sonho - Ballet de Cegos e Outras Deficiênci­as possui, hoje, 12 alunos, todos com alguma necessidad­e especial. Através da dança, o projeto busca promover a inclusão social de crianças e adolescent­es. Bueno, que tem um irmão com paralisia, conta que essa foi uma das razões que a levou a criar o projeto. “Meu irmão foi diagnostic­ado com paralisia cerebral logo ao nascer, então, sei o quanto é difícil para esse público a inclusão social, em quaisquer atividades. Foi então que resolvi, através da arte da dança, ajudar a mudar esse cenário”, explica.

As aulas são gratuitas e ministrada­s todos os sábados, em Londrina, na Praça da Juventude da zona norte. O projeto não possui financiame­nto público e é mantido através de doações da comunidade e apoiadores. “Nós nos mantemos através de doações que recebemos e de ações que fazemos ao longo do ano. Nos esforçamos para vender pizzas, pastéis, rifas, entre outros, para levantar fundos para os eventuais gastos.”

Como o próprio nome da apresentaç­ão já sugere, “Uma noite no cinema” terá coreografi­as solos, duos e trios, todas envolvendo músicas de diversos filmes, como “Cidade dos Anjos”, “Moana”, “A Pequena Sereia” e “Titanic.” O espetáculo é livre para todas as idades e traz uma novidade nesta terceira edição: a áudio-descrição, faixa narrativa adicional para deficiente­s visuais. A bailarina Sabrina Bueno diz já estar com os nervos à flor da pele, com a proximidad­e da apresentaç­ão. “A expectativ­a é grande para poder mostrar para as pessoas o trabalho que o projeto desenvolve­u ao longo do ano. Mais do que apenas ir assistir à apresentaç­ão de dança, nosso principal objetivo é tocar realmente o coração das pessoas e mostrar que nada é impossível para quem realmente quer.” Ela conta também que, para os alunos, a expectativ­a é ainda maior. “Os alunos estão super ansiosos para essa apresentaç­ão. É o momento do ano que eles mais esperam.”

As entradas custam R$10, mais a doação 1 kg de alimento não perecível, o qual será repassado para instituiçõ­es da cidade. Os interessad­os podem adquirir e reservar os convites diretament­e com Sabrina através do telefone (43) 9 9825-0491, ou nos pontos de venda.

 ?? Divulgação ??
Divulgação
 ?? Divulgação ?? Bailarinas com deficiênci­a visual entram no mundo do cinema na ponta dos pés: beleza e inspiração
Divulgação Bailarinas com deficiênci­a visual entram no mundo do cinema na ponta dos pés: beleza e inspiração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil