Folha de Londrina

CLÁUDIO HUMBERTO

-

Quando adoecem, por que figurões da política não recorrem ao SUS?

Brasília - Afastado da presidênci­a do PSDB desde maio, quando foi acusado de pedir R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, em troca de favores, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reassumiu o cargo nessa quinta (9). O fato ocorre um dia após o presidente interino da legenda, senador Tasso Jereissati (CE), anunciar oficialmen­te a candidatur­a dele à presidênci­a do partido. O PSDB é a terceira maior bancada do Senado, com 11 senadores, e a terceira maior da Câmara, com 46 deputados.

Em um comunicado enviado a Jereissati, Aécio afirmou que retoma o posto para “garantir a desejável isonomia entre os postulante­s” na disputa pela presidênci­a do PSDB. No documento, o senador mineiro informou ainda que indicou o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, mais antigo vice-presidente tucano para conduzir o processo eleitoral, marcado para o dia 9 de dezembro, quando ocorrerá a convenção nacional do partido.

Por diversas vezes no período a frente dos tucanos, Tasso cobrou publicamen­te que Aécio renunciass­e o comando do partido, o que não ocorreu. Além de Tasso, também está na disputa pela presidênci­a do PSDB o governador de Goiás, Marconi Perillo.

DENÚNCIA

Em junho, Aécio foi denunciado pelo então procurador­geral da República Rodrigo Janot por corrupção passiva e obstrução de Justiça, acusado de receber R$ 2 milhões em propina do empresário Joesley Batista, com o qual foi gravado, em ação controlada pela Polícia Federal, em conversas suspeitas. Em delação premiada, o executivo da JBS assumiu o repasse ilegal. O senador nega as acusações. Sua principal linha de defesa no processo é a de que a quantia que recebeu de Joesley foi um empréstimo pessoal, sendo uma operação sem nenhuma natureza ilegal.

No dia 17 de outubro, o plenário do Senado decidiu reverter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e suspendeu o afastament­o parlamenta­r de Aécio, que havia sido imposto no dia 26 de setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil