Folha de Londrina

Primeira-ministra nomeia partidária do Brexit

- France Presse Londres -

A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou nesta quintafeir­a (9) Penny Mordaunt, partidária do Brexit como a nova ministra de Desenvolvi­mento Internacio­nal, após a demissão da titular do cargo, o segundo caso em uma semana em seu gabinete.

Mordaunt substitui Priti Patel, que teve que se demitir na quarta-feira depois de ter se reunido com personalid­ades políticas israelense­s sem informar ao governo.

Com esta nomeação, Theresa May tenta preservar o frágil equilíbrio de forças no seio de seu governo, entre os a favor e contra o Brexit, em negociaçõe­s com a União Europeia que se anunciam complicada­s.

Penny Mordaunt aparecia na lista de possíveis sucessores de Michael Fallon, que deixou seu cargo de ministro da Defesa na semana passada, suspeito de assédio sexual. A posição foi finalmente atribuída a Gavin Williamson, um dos aliados da primeira-ministra, o que provocou críticas entre os tories.

Deputada conservado­ra de Portsmouth desde 2010, Mordaunt entrou no governo de David Cameron em 2015 como ministra das Forças Armadas. Após o referendo do Brexit e a chegada de May a Downing Street foi nomeada ministra de Saúde, Trabalho e Pessoas Deficiente­s.

Antes de entrar na política, trabalhou em meios de comunicaçã­o e no setor privado. Foi responsáve­l de imprensa estrangeir­a na equipe de George W. Bush durante a campanha para a eleição presidenci­al americana de 2000.

Entre os conservado­res, alguns deputados expressara­m seu desejo de ver um representa­nte pró-Brexit como sucessor de Patel. A oposição rapidament­e criticou essa nomeação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil