Folha de Londrina

13 toneladas: maior apreensão de cocaína da Colômbia

- France Presse

Bogotá - A polícia colombiana informou neta quintafeir­a (9) que a apreensão de cocaína no departamen­to de Antioquia, anteontem, foi a quilos da droga. Essa foi a contagem final”, disse à Radio Caracol o diretor da polícia colombiana, o general Jorge Hernando Nieto. O anúncio da maior apreensão da droga na história do país

maior quantidade já registrada no País. O tóxico pertencia ao cartel Clã do Golfo, o maior grupo criminoso da Colômbia.

“Finalmente, foram apreendida­s 13 toneladas e 398 foi feito pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos. A informação é da EFE.

A quantidade é quase uma tonelada e meia a mais do que havia sido inicialmen­te informado. O número subiu depois do término da pesagem de tudo que foi encontrado. Cerca de 400 homens da Direção Antinarcót­ico da polícia participar­am da operação, denominada Lourdes, que incluiu um “ataque aéreo” simultâneo em quatro fazendas dos municípios de Chigorodó e Carepa.

O general Nieto disse que foi “a maior apreensão” de cocaína realizada no país em esconderij­os onde era armazenada a droga, que depois era enviada ao exterior através de lanchas rápidas e navios cargueiros. Essa quantidade do entorpecen­te está avaliada US$ 1,5 bilhão nos EUA e na Europa.

A cocaína estava “em caixas escondidas debaixo da terra” e, segundo as investigaç­ões, “pelo menos dez organizaçõ­es dos departamen­tos de Chocó e Antioquia, estavam envolvidas, assim como das regiões de Catatumbo e Los Llanos Orientales, entre outros. A droga era vigiada por integrante­s do Clã do Golfo, comandados pelo traficante “Mordisco”.

O carregamen­to pertencia a Dairo Antonio Úsuga, conhecido como ‘Otoniel’, o chefe máximo da organizaçã­o e o homem mais procurado na Colômbia e também o maior produtor e exportador mundial de cocaína.

O Clã do Golfo surgiu de remanescen­tes dos grupos paramilita­res de extrema direita desmobiliz­ados em 2006. Em setembro, ‘Otoniel’ fez o governo saber de sua intenção de se submeter às autoridade­s, após quase dois anos de intensa busca policial.

 ?? Presidênci­a da Colômbia/AFP ?? Presidente colombiano Juan Manuel Santos anda sobre a droga apreendida na quarta-feira
Presidênci­a da Colômbia/AFP Presidente colombiano Juan Manuel Santos anda sobre a droga apreendida na quarta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil