Folha de Londrina

O corte nobre do cordeiro

O stinco é preparado com o osso que confere mais sabor ao prato do Boussolé Gastrobar

- REPORTAGEM LOCAL

A votação para escolher o melhor prato de restaurant­e do Festival Cozinha & Sabor, evento gastronômi­co promovido pelo Grupo Folha de Comunicaçã­o, está entrando na reta final. O restaurant­e Boussolé Gastrobar participa desta categoria com a receita “Stinco de Cordeiro”, também chamado de “jarret” pelos franceses, nome dado a esse corte específico da carne. Os três mais votados desta etapa irão para a grande final em evento com todas as categorias do concurso, que já elegeu os finalistas de melhor lanche e melhor comida de boteco. No site www.folhadelon­drina. com.br/cozinha-e-sabor é possível conhecer e votar em um dos 13 participan­tes.

Segundo o sócio-proprietár­o Rafael Moreira Zorzato, o prato é novo no cardápio do estabeleci­mento e veio substituir o carré de cordeiro, outro corte conhecido. “Queríamos manter a carne de cordeiro, então, optamos por esse corte”. Muito tradiciona­l na Europa, o prato utilizando o stinco ainda não é muito difundido no Brasil. Além do cordeiro, pode ser feito com vitela e porco. Stinco quer dizer canela em italiano, cujo corte é preparado inteiro com osso. Para alguns chefs, inclusive, o stinco de cordeiro representa o que há de melhor no animal, considerad­o até mais mais saboroso do que o pernil, a paleta e o carré. “Essa carne fica marinando em especiaria­s por horas para depois assar por três horas”, detalha.

Nesta receita, com o processo de cozimento (que deixa a carne soltando do osso), o líquido em que a carne fica marinando passa por uma redução junto com a gordura da carne, tornando-se um molho. “Esse molho é colocado junto ao purê de mandioquin­ha salsa, nosso campeão de pedidos de acompanham­ento”. Para completar a montagem, para dar um leve toque de refrescânc­ia, crispy de folhas de hortelã bem crocantes são acrescidas ao prato que, no total, leva 320 gramas de carne (com osso) e 100 gramas de purê. Um vinho tinto seco é sugerido como bebida para acompanhar. “É um corte nobre, dificilmen­te encontrado em Londrina”, completa Zorzato.

 ?? Divulgação ?? Mais saboroso que o pernil, a paleta e o carré, o stinco de cordeiro pode ser servido com vinho tinto
Divulgação Mais saboroso que o pernil, a paleta e o carré, o stinco de cordeiro pode ser servido com vinho tinto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil