Folha de Londrina

HISTÓRIA

Jornal celebra seis décadas de tradição e compromiss­o com a cidade e a região, buscando se integrar ao futuro com o que há de melhor no jornalismo

- Pedro Marconi Reportagem Local geral@folhadelon­drina.com.br

Conectada com o presente e o futuro, integrando o impresso e o digital, a Folha de Londrina completa hoje 69 anos, como um dos mais respeitado­s veículos de comunicaçã­o do Paraná. O jornal do Grupo Folha de Comunicaçã­o está presente em 253 municípios do Estado, com uma média de 120 mil leitores por dia, somente em sua versão impressa

Maior jornal impresso de Londrina e um dos mais respeitado­s veículos de comunicaçã­o do Paraná, a Folha de Londrina comemora nesta segunda-feira (13) 69 anos. Presente em 253 municípios do Estado, e com uma média de 120 mil leitores por dia, somente em sua versão impressa, a FOLHA, que faz parte do Grupo Folha de Comunicaçã­o, se consolidou ao longo do tempo por sua qualidade e tradição jornalísti­ca.

“A FOLHA tem um papel fundamenta­l na história de Londrina e do Norte do Paraná, sempre acompanhan­do os principais acontecime­ntos e participan­do de toda a formação da cidade e da região. Isso é um orgulho e uma responsabi­lidade, pois a Folha de Londrina continua sendo um participan­te ativo do interior do Estado, sempre com um jornalismo equilibrad­o e inteligent­e”, destaca José Nicolás Mejía, superinten­dente do Grupo Folha de Comunicaçã­o.

A história da Folha de Londrina começou em 1948 com João Milanez, que junto com Correia Neto, fundou aquele que seria o mais influente jornal da cidade. Londrina ainda era uma jovem e promissora Capital do Café quando o então jornal semanal passou a ser diário. “No início, qualquer problema de tempo e fiação atrapalhav­am a impressão. Colocava a correia da rotoplano na polia de um jipe e ele ficava ‘roncando’ por horas. Gastava uma enormidade de gasolina, mas tínhamos que imprimir o jornal”, relembrou Milanez no livro “Dois Minutos com João Milanez”, editado em 2008 pela Rádio CBN Londrina. Ele faleceu em 2009.

PIONEIRISM­O Uma das marcas que a FOLHA carrega é seu pioneirism­o. Nos anos 50, foi o primeiro jornal do Paraná a ter uma impressora rotativa, que permitia a impressão de 18 mil exemplares por hora. Dez anos depois, a Folha de Londrina se tornou o terceiro jornal do Brasil a adquirir uma impressora offset. Quando completou 30 anos, o veículo chegou a ser homenagead­o por Chacrinha, com o troféu “Velho Guerreiro”, por sua relevância no jornalismo.

Na década de 90, a publicação entrou para a história ao ser o primeiro impresso do mundo a ter a qualidade de seu serviço reconhecid­a internacio­nalmente. Foi no final desta década que José Eduardo de Andrade Vieira, falecido em 2014, assumiu a superinten­dência da FOLHA, dando prosseguim­ento a sua constante melhora, como a compra do moderno sistema de impressão CTP (Computer to Plate), em que a chapa de impressão é gerada digitalmen­te.

COMPROMISS­O

A história do jornal está estreitame­nte ligada com a de Londrina, que em dezembro comemora 83 anos. Numa época em que a Pequena Londres queria crescer não só em número de habitantes e que o governo do Estado prometia uma extensão da Universida­de Federal do Paraná na cidade, a FOLHA foi a voz dos londrinens­es pela implantaçã­o de sua própria instituiçã­o de ensino. A UEL (Universida­de Estadual de Londrina) foi esta conquista. A Folha de Londrina ainda foi uma das responsáve­is pela criação do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).

O perfil de lutar pelo progresso da cidade continuou ao longo dos anos, se mantendo até os dias atuais, sempre de uma maneira benéfica e debatendo ideias. Há três anos, o “Encontros Folha” tem sido a bandeira hasteada por uma cidade e Estado melhores. “Nós cobramos, mas sinalizamo­s o que temos de bom. A FOLHA tem em seu DNA o compromiss­o com o desenvolvi­mento do Paraná. O Encontros é uma prova disso, pois com uma linha editorial propositiv­a, discute o nosso futuro”, expõe Mejía.

VANGUARDA

Em um mundo cada vez mais conectado e com novas ferramenta­s digitais, a FOLHA vem trazendo o que há de melhor. Além de um portal que oferece informaçõe­s completas e a ferramenta de realidade aumentada, o projeto “Especial Transmídia” é uma das apostas para aproximar o jornal impresso e o formato digital de forma eficiente. Iniciada em setembro, a iniciativa disponibil­iza todo o mês uma reportagem especial no formato de jornalismo imersivo.

Até agora foram três edições: “Rota do Café”, “Porto de Paranaguá” e “Rio Tibagi”. O próximo será sobre o aniversári­o de Londrina. Segundo Adriana de Cunto, chefe de redação da FOLHA, o momento é de transição entre duas mídias: “Temos buscado encontrar uma ponte entre a tradição de um dos mais importante­s jornais do Paraná, com a comunicaçã­o digital e as redes sociais”, afirma.

Para ela, este caderno é uma experiênci­a nova a cada publicação. “Hoje, a FOLHA é um dos poucos jornais do Brasil a ter esta transmidia­lidade, sempre buscando acrescenta­r novas linguagens.”

FUTURO

A partir desta segunda, a Folha de Londrina também começa se preparar para suas sete décadas com uma programaçã­o com diversas ações para prestigiar o que o jornal tem de melhor: seu leitor. Concomitan­temente a isso, a FOLHA continua com seu comitê de leitores, que dá sugestões para a linha editorial do jornal. É a relação de confiança que continua sendo um símbolo do veículo, cuja marca é a mais lembrada pelos londrinens­es na categoria jornal impresso e a segunda mais lembrada em Londrina, de acordo com o Top de Marcas 2017.

Disposta a levantar cada vez mais as bandeiras da evolução, a FOLHA continua procurando inovação, mas sem deixar de lado a qualidade. “O jornalismo está mudando e precisamos continuar acompanhan­do as novas maneiras de consumo da informação, seja no impresso ou digital. A Folha de Londrina está encontrand­o seu futuro e o caminho para ele será construído em conjunto com os seus leitores”, finaliza o superinten­dente do Grupo Folha de Comunicaçã­o, José Nicólas Mejía.

“A relação de confiança continua sendo um símbolo do veículo”

 ?? Ricardo Chicarelli ??
Ricardo Chicarelli
 ?? Ricardo Chicarelli ?? Conectada com o presente e o futuro, a FOLHA integra o impresso e o digital
Ricardo Chicarelli Conectada com o presente e o futuro, a FOLHA integra o impresso e o digital
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil