Folha de Londrina

Passos importante­s para não errar no currículo

-

1 – DADOS PESSOAIS

Deve conter apenas nome completo, data de nascimento, estado civil, contatos e e-mail. Caso o número indicado seja para receber recados, não se esqueça de escrever o nome de quem irá atender, nem de avisar que alguém poderá ligar para falar sobre uma possível seleção de emprego. Informe também seu endereço completo com CEP.

2 – OBJETIVO

Seja curto e direto na elaboração do texto. Mas, uma observação: não seja muito específico para não perder possíveis oportunida­des, nem amplie muito as possibilid­ades para não indicar falta de foco no que deseja.

3 – FORMAÇÃO

Informe o último grau de escolarida­de. Se não tiver nível superior, cite o nível médio e assim por diante. Não esqueça o nome da instituiçã­o, do curso e o status (concluído, previsão para término, etc).

4 – IDIOMA, INFORMÁTIC­A E OUTROS CURSOS

Se não tiver nenhuma experiênci­a profission­al, dê uma atenção especial a este campo. Descreva os cursos que fez, incluindo os de idiomas, profission­alizantes e especializ­ações.

5 – OUTRAS EXPERIÊNCI­AS

Se tiver trabalhado no mercado informal (bicos), cite as suas experiênci­as. E caso tenha realizado algum trabalho voluntário, também acrescente as informaçõe­s.

6 – NÃO COLOCAR: x Título – “currículo vitae” ou “currículo” x Número de documentos

x Nome dos pais, marido ou esposa e filhos x Habilidade­s como, por exemplo, criativida­de e proativida­de

x

Foto e pretensão salarial – apenas quando for solicitado pelo recrutador x

Referência­s pessoais – os contatos de pessoas que podem falar algo sobre suas habilidade­s profission­ais não devem ser indicados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil