Folha de Londrina

Programaçã­o especial marca a Mostra Afro

32ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, que começa nesta segunda, terá intensa atividade artística e várias homenagens

- Folha2@folhadelon­drina.com.br Marcos Roman Reportagem Local

Focada na fomentação da cultura negra em Londrina e visando dar oportunida­de a novos valores artísticos da etnia na cidade, a Mostra Afro-Brasileira Palmares chega à 32ª edição nesta semana. Di- versas atividades integram a programaçã­o do evento que acontece de 13 de novembro a 8 de janeiro. Entre os destaques estão uma exposição com mais de cem obras de artistas plásticos de Londrina, Ibiporã e São Paulo, além de workshops, oficinas, palestras, shows e homenagem a 22 personalid­ades negras do município.

Neste ano, a exposição será realizada em diversos locais da cidade, como Biblioteca Pública Municipal (entre 13 de novembro e 8 de dezembro), Centro Cultural Luppércio Luppi, na zona norte, (10 a 22 de dezembro) e Biblioteca Infantil Paulina Azevedo, na zona sul, (23 de dezembro a 13 de janeiro 2018) e contará com 105 obras. “Teremos quadros, xilogravur­as, esculturas e molduras de artistas renomados que utilizaram várias técnicas artísticas”, destaca Vagner Nogueira, presidente do Imecab (Instituto do Movimento da Cultura Afro Brasileira), entidade organizado­ra do evento que tem curadoria do artista plástico Agenor Evangelist­a. Na lista de artistas que participam da mostra estão Dolores Branco, MeMé Vizzoto (São Paulo), Nerival Rodrigues e Pedro Neves (Mogi das CruzesSP), além dos representa­ntes da região de Londrina, como Frutuoso, Jose Luis Nei, Leonardo Bonatto, Edson Massuci e Henrique Aragão (in memorian), entre outros.

Durante o evento estão programada­s a realização de oficinas de artes plásticas, workshops de pintura, desfile de moda com roupas afro, oficinas de máscaras africanas e concursos de culinária africana. “Haverá também diversos shows musicais que terão início no dia de 20 de novembro, Dia da Consciênci­a Negra, quando várias atrações se reunirão na Concha Acústica, a partir das 19 horas. Outras seis apresentaç­ões acontecem no Menina Bar entre os meses de novembro de dezembro”, ressalta Nogueira ao informar que os músicos Joaquim Braga, Max e Banda e Angela Marie e Black divas participam.

HOMENAGENS

Os organizado­res da Mostra Afro-Brasileira Palmares também prestarão homenagens a 22 personalid­ades londrinens­es que têm promovido ações que valorizam a cultura negra na cidade. “A lista de homenagead­os tem artistas, professore­s, pedreiros, líderes religiosos e outros. Nosso critério de escolha foi a contribuiç­ão que essas pessoas têm dado à luta do movimento negro da cidade dentro de sua área de atuação. As homenagens serão prestadas em parceria com a Câmara dos Deputados Estaduais, no dia 17 de novembro, às 10 horas, na Biblioteca Pública de Londrina”, salienta Nogueira.

A abertura oficial da 32ª Mostra Afro-Brasileira Palmares acontece nesta segunda-feira (13), às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina (R. Rio de Janeiro, 413) e contará com a presença de vários artistas que participam da edição deste ano.

 ??  ??
 ?? Saulo Ohara ?? Exposição na Biblioteca Pública de Londrina traz artistas com trabalhos de forte inspiração cultural
Saulo Ohara Exposição na Biblioteca Pública de Londrina traz artistas com trabalhos de forte inspiração cultural

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil