Folha de Londrina

‘São 500 novos casos todo ano em Londrina’

-

campanha Novembro Azul surgiu para levar informação à população sobre o câncer de próstata (CaP). O objetivo é conscienti­zar os homens na faixa dos 50 anos sobre a importânci­a de visitar o urologista e realizar exames que detectam a doença. Foi por meio dessa campanha, anos atrás, que o londrinens­e Francisco de Paulo Souza, 61, passou a

O câncer de próstata (CaP) é o segundo tipo mais comum e de maior causa de óbito oncológico entre a população masculina. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima em 61.200 novos casos em 2016/2017 no Brasil e revela que cerca de 25% dos pacientes ainda morrem em decorrênci­a da doença.

Além disso, aproximada­mente 20% dos homens são diagnostic­ados em estágios avançados. Para uma estimativa local, o chefe de Urologia do HCL (Hospital do Câncer de Londrina), Paulo Emílio Fuganti, utiliza a estatístic­a da região que indica 100 casos novos a cada 100 mil habitantes.

“Ou seja, consideran­do que temos pouco mais de 500 mil habitantes, são 500 novos casos todo ano em Londrina”, contabiliz­a. No HCL, são operados cerca de 200 pacientes por ano, com tumores iniciais. No Estado, a Secretaria de Saúde calcula aproximada­mente cinco mil casos para 2017.

(M.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil