Folha de Londrina

Aloysio fica com Temer, mas só se o PSDB deixar Um burro na plateia

-

O ministro Aloysio Nunes (Relações Exteriores) ficará no cargo até abril, quando terá de se demitir para ser candidato à reeleição como senador, mas isso somente ocorrerá no caso de o PSDB não se opor. O presidente Michel Temer, que é amigo de Aloysio há décadas, tem dito que se orgulha do seu trabalho, e ele próprio gosta do que faz. E o ministro, que não é da carreira, caiu nas graças dos diplomatas.

Expectativ­a

Aloysio Nunes somente deixará de ser chanceler caso o seu partido determine que todos os filiados entreguem os cargos no governo.

Segundo voto

O ministro das Relações Exteriores disputará, com chances, uma das duas vagas no Senado. Em 2010 recebeu mais de 11 milhões de votos.

Um ‘baque’

A eventual saída de Aloysio Nunes, em situação de rompimento do governo com o PSDB, seria um “baque” para Michel Temer.

Discursos sequestrad­os

Agora filiado ao PSB, o ex-ministro e ex-deputado Aldo Rebelo (SP), ex-PCdoB, anda desanimado com a política: “a agenda politicame­nte correta sequestrou os discursos dos partidos políticos no Brasil”. Ele diz haver temas que dizem respeito apenas à intimidade das pessoas.

Cresceu 100.000%

Quando se iniciou a distribuiç­ão de verbas a partidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 1994, o total para todo o ano foi de R$729 mil. Em 2017 a conta do fundo partidário deve fechar em R$750 milhões.

Recordar é viver

O único caso em que candidato a presidente com rejeição maior venceu o segundo turno foi quando Lula derrotou Alckmin (PSDB), em 2006. Lula tinha 30% de rejeição, contra cerca de 24% do tucano.

Contam na Bahia que foi animada a eleição para presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa, em janeiro de 2001. Indicado pelo prefeito, o vereador Valdivino Borges fazia seu discurso quando alguém o interrompe­u para se referir à sua condição de semianalfa­beto: - Sai daí, seu burro! Valdivino olhou para o agressor e respondeu na lata: - Eu sou burro e sou o presidente da Câmara, e você, que não é, está aí me dando coice!...

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil