Folha de Londrina

A taxa real de juros e a demanda por dinheiro

-

Ocorre que dinheiro responde às forças de mercado obedecendo os princípios de demanda e oferta. Quanto mais existe o desejo ou necessidad­e por dinheiro, mais aumenta seu custo. O custo do dinheiro é a taxa de juros.

E quem demanda dinheiro?

As pessoas demandam dinheiro para tomar crédito e consumir. As empresas demandam dinheiro - também na forma de crédito - para investir na produção. E o governo demanda dinheiro quando gasta mais do que arrecada, ou seja, para cobrir seu déficit.

E aqui está o problema

Fica claro que, quanto mais for a disposição de consumidor­es e empresário­s em tomar crédito, mais haverá pressão para aumento dos juros. Mas até aí tudo bem, pois o mercado se regula. O problema é quando o governo entra nesta disputa e de forma agressiva.

E tudo aponta para isso

As taxas de juro nominal têm caído em função da redução da inflação, lembrando que juro nominal é a soma da inflação com a taxa de juros real. No entanto, a taxa de juros real, que é a que verdadeira­mente interessa ao investidor, tem caído de forma muito menos consistent­e e por essa razão que a economia continua com baixas taxas de investimen­to produtivo. De qualquer forma tem caído.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil