Folha de Londrina

Competição e trabalho em equipe

- (P.M.)

Uma legião de nerds e fãs de robótica “invadiram” o centro de Londrina com a realização do Torneio de Robótica Lego League, que aconteceu nesta segunda em um shopping no centro da cidade. Durante todo o dia, os alunos, de seis a 18 anos apresentar­am projetos que envolviam tecnologia, por meio de robôs criados a partir de brinquedos lego.

As quatro melhores equipes foram classifica­das para a etapa Sul brasileira, que vai acontecer no final de 2018, em Curitiba. Já a fase nacional está programada para Brasília, no final de 2018. “Os alunos definiram um trabalho de pesquisa e em cima disso fizeram todo o processo curricular. Posteriorm­ente, os grupos apresentar­am para uma banca julgadora, que avaliou a questão científica. Quem passou por isso montou o robô seguindo toda uma rotina e vieram até o torneio para definir os vencedores desta fase em ‘rounds’ entre os robôs”, explicou Lucilene Furlan, gerente do Sesi/IEL Londrina.

De acordo com ela, o fato de trabalhare­m em grupos pode ser um diferencia­l para o mercado de trabalho. “Uma carência hoje da indústria são pessoas que saibam trabalhar em equipe. A robótica faz com que os adolescent­es e jovens desenvolva­m isso”, ressaltou. “Vemos que os jovens gostam de competir e de uma forma saudável. Mesmo aqueles que não se classifica­m ficam felizes porque veem os companheir­os avançando”, avaliou. O evento aconteceu no shopping Royal Plaza.

Fase nacional está programada para Brasília, em 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil