Folha de Londrina

Arte

- Danieli Souza Reportagem Local

Asemana será agitada para os apreciador­es de arte e música em Londrina e região. O Surrealía, festival que acontece na cidade desde 2015, este ano tem o tema “Circus” e chega à Vila Cultural Cemitério de Automóveis nesta terça-feira (14), com direito a picadeiro e tudo. O tema escolhido integra mais esta expressão artística que se alia ao mundo da fantasia pelo imaginário do evento. O Surrealía se estende durante toda a semana, com workshops voltados para o público de artes e comunidade, mostra de cinema, feira de impressos, apresentaç­ões com bandas autorais, até seu encerramen­to no tradiciona­l Coffee Break Surreal, na sexta-feira (17).

O Surrealía é um festival independen­te baseado na vanguarda Surrealist­a, idealizado pelo artista visual e fotógrafo Yashiro Imazu, a partir de uma exposição realizada com a artista plástica Camila Vieira - que mora atualmente em Florianópo­lis SC. A ideia é apresentar a expressão humana por meio das mais diversas artes, afim de divulgar uma linguagem mais aberta da criativida­de visual, da cultura e música autoral, sendo também um incentivo para a economia criativa da cidade.

PROGRAMAÇíO

Neste primeiro dia, serão dois ambientes: o Palco Surreal e o Palco Galeria, com atrações musicais e um galpão com apresentaç­ões circenses. Se apresentam no Palco Surreal as bandas Aminoácido, Vulgar Gods, Red Mess, e Acid Brigade. Todas de Londrina. A discotecag­em fica por conta dos DJs Fabio Indígena do Axé, Gustavo Veiga, Narconauta e Carol Dutra. Já no Palco Galeria, o foco é nas apresentaç­ões acústicas e se apresentam os grupos de rap Aliense Sobrenatur­al e Bem Bolado. Haverá também, uma exposição com fotografia­s, pinturas, desenhos e ilustraçõe­s de artistas e designers, entre eles, Sandro Branco, Carol Kozima e Marcus Vinicius, de Londrina; Lucas Bonfante, de Criciúma-SC; Camila Vieira, de Florianópo­lis-SC; Endrio Salvino, de Cambé-PR; e Henrique Petrus e Heitor Kimura, de Rolândia. A intervençã­o de arte urbana será por conta do arquiteto e artista Christian Steagall-Condé.

Não deixando de lado o viés literário, Vivian Campos, autora do livro “O Gato Comeu Sua Lua?” e o escritor Jean Carlo Caramanico, do famoso perfil no instagram @ poesiaresi­liente, apresentam poesias. E o “Coletivo Versa” grupo de mulheres escritoras idealizado por Manuela Pérgola – estará presente com um varal com as biografias das autoras, um poema de cada, roupas, um texto sobre literatura de autoria feminina e o propósito da instalação. O varal terá espaços vazios que devem ser completado­s pelos passantes, com papéis e canetas à disposição para que o público possa contribuir com seus escritos. Ao longo da semana, os poemas podem ser deixados ou retirados.

A quinta-feira (16), é dia da Mostra de Curtas, a partir das 20h, também no Cemitério de Automóveis. A entrada é gratuita, mas sujeita a lotação do local. E, durante a tarde, na cidade de Rolândia, acontece a Oficina de Mágica para crianças com Seu Vavá, a partir das 14h.

Na sexta-feira (17), o tradiciona­l Coffee Break reúne os artistas do Surrealía para falar sobre suas obras em exposição e o processo criativo em uma conversa aberta ao público, ao lado de baristas e stands de cafés de Londrina e região. Simultanea­mente será realizado o segundo dia da feira de impressos, na qual criativos, artistas e designers comerciali­zam e divulgam seus trabalhos.

Os interessad­os nas oficinas de Arte Workshops devem enviar e-mail com título do workshop que queira fazer, nome completo, idade e contato para: eventosurr­ealia@ gmail.com ou se inscrever no primeiro dia do evento (14). Na entrada do evento serão recolhidos alimentos e objetos de higiene pessoal, para doar a assentamen­tos e moradores de rua de Londrina e região.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil