Folha de Londrina

República dos caras de pau

-

Fiquei sabendo que existe uma república, na qual quem executa as leis, quem as julga, quem as promove, enfim, aqueles que são chamados de “servidores públicos” ganham de aposentado­ria, em média, 650% a mais que um cidadão comum, os pobres mortais que se dedicam ao trabalho na iniciativa privada.

Uma república em que cerca de 3 milhões de aposentado­s do setor público recebem cerca de 70% de tudo o que é pago pela Previdênci­a, enquanto os outros 27 milhões são providos com 30%. Tomei conhecimen­to que o rombo no caixa do sistema é formado por duas partes iguais – metade do setor público e metade do setor privado –, mesmo que o primeiro tenha um contingent­e de beneficiad­os nove vezes menor.

Me contaram outras coisas sobre esta república, senhoras e senhores. Ouvi por aí que milhares se aposentam antes dos 50 anos de vida, sendo que a expectativ­a de vida no Brasil cresceu 52% entre 1960-2010.

Esta república encara com naturalida­de o fato de que um “representa­nte do povo” vai a um meio de comunicaçã­o e declara que não pode votar pela reforma desta mesma previdênci­a por que ela, a tal reforma, é “impopular”!

Este representa­nte, gente, deve acreditar piamente que a justiça social vale bem menos que os votos que ele vai receber na próxima eleição.

Gente, me disseram que nesta mesma república há um teto salarial para todos os servidores públicos. E, que, estes mesmos que estabelece­ram isso, os mesmos que julgam, são os primeiros a se recusarem a se submeter o tal teto. Pior ainda, me contaram, a dita “oposição” que se instalou no poder na última década também concorda e foi conivente com estas aberrações.

Não, não pude acreditar. Não, não brinquem! Pois como no verso daquela velha canção popular (“Nessa hora eu acordei abraçando o travesseir­o”), acabei descobrind­o o que não gostaria de descobrir. Sim, sim...Esta república é o nosso Brasil...

CLAUDIO TEDESCHI é presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil