Folha de Londrina

Oposição na Câmara quer cortar aposentado­ria de deputado cassado

- Daiene Cardoso Idiana Tomazelli Agência Estado

Parlamenta­res de oposição vão aproveitar a retomada da discussão da PEC (Proposta de Emenda à Constituiç­ão) da Reforma da Previdênci­a para tentar mudar as regras de aposentado­ria para deputados que foram cassados. Na avaliação de deputados, se o parlamenta­r cometeu crime durante o exercício do mandato, mesmo que ele tenha contribuíd­o para o sistema especial de aposentado­ria, ele deveria ser punido com o ressarcime­nto aos cofres públicos e com a perda do direito de receber o benefício no futuro.

Como revelou ontem o jornal “O Estado de S. Paulo”, nove ex-deputados federais cassados nas últimas décadas recebem de R$ 8.775,38 a 23.344,70 por mês de aposentado­ria da Câmara. Juntos, os benefícios dos deputados somam R$ 126.960,94 por mês provenient­es de um plano de previdênci­a custeado, em parte, com recursos públicos. A oposição diz que a concessão de aposentado­ria a deputados cassados é “imoral”, mas reconhece que a briga para mudar o benefício pode esbarrar na questão do direito adquirido de quem contribuiu com o plano previdenci­ário especial.

“Esse tema, independen­te dos casos específico­s de agora (entre elas a aposentado­ria do José Dirceu), merece ser tratado à luz das discussões sobre a Previdênci­a. Já que o governo quer retomar o assunto e, alegadamen­te para combater supostos privilégio­s, também essa questão da previdênci­a parlamenta­r tem de ser colocada”, defendeu o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

Brasília -

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil