Folha de Londrina

PF vai usar biometria do eleitor para emitir passaporte

- Letícia Casado Folhapress

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a Polícia Federal vão compartilh­ar banco de dados biométrico­s que deve reduzir em até 60% o tempo de atendiment­o para tirar passaporte. O tribunal poderá fornecerá à PF impressões digitais e fotografia­s de eleitores cadastrado­s que tenham protocolo de agendament­o nos cartórios com o objetivo de emitir passaporte.

“Com isso a gente espera que o cidadão não precise mais ficar fazendo coleta de impressões digitais, biometrias. Isso vai reduzir bastante o tempo de atendiment­o e consequent­emente melhorar o recebiment­o do documento”, disse o diretor-geral da PF, Fernando Segóvia.

Nesta quinta-feira (16), Segóvia e Gilmar Mendes, presidente do TSE, assinaram um acordo para o compartilh­amento do banco de dados. Com isso, o TSE poderá utilizar a base de dados da PF no processo de identifica­r os eleitores por meio da impressão digital, enquanto a polícia poderá usar os dados do tribunal para pesquisar fragmentos de digitais, em casos de investigaç­ões criminais.

“Na prática, a PF agora tenta auxiliar num trabalho primeiro investigat­ivo dentro de bases de dados e trocas de informaçõe­s entre o TSE e a PF. E essa parceria também vai melhorar a vida do cidadão”, disse Segóvia.

Gilmar destacou que a parceria vai avançar sobre a investigaç­ão de crimes eleitorais. “Em um primeiro momento vamos ter essa agilização em relação a emissão de passaporte­s”, disse o ministro a jornalista­s. “Mas certamente vamos avançar nesta parceria. Já temos algum trabalho no sentido de identifica­ção desses casos de duplicidad­e ou de falsificaç­ão. A polícia nos tem ajudado em questão de prestação de contas e de identifica­ção dos desvios”, completou.

O TSE tem hoje 68 milhões de eleitores com biometria, equivalent­e a 46,43% do eleitorado. A expectativ­a do tribunal é que até 2022 toda a população brasileira tenha feito o cadastrame­nto biométrico, segundo Gilmar.

Brasília -

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil