Folha de Londrina

Brasil tem 40% de chances de pegar campeão mundial na 1a fase

- Fábio Aleixo Folhapress São Paulo

Estreia pode ser contra Espanha ou Inglaterra ELEIÇÃO Depois que o processo de

- A seleção brasileira tem 40% de chances de ter em seu grupo um campeão mundial na Copa de 2018, na Rússia. O sorteio será realizado no dia 1º de dezembro no Kremlin, em Moscou. Espanha, vencedora em 2010, ou Inglaterra, vencedora em 1966, poderão ser rivais na etapa de classifica­ção. Isso acontece porque as duas seleções estão no pote 2 segundo a ordem confirmada pela Fifa nesta quinta-feira (16). Os outros integrante­s deste pote são Colômbia, Croácia, Peru, México, Uruguai e Suíça.

Entretanto, pelos critérios estabeleci­dos pela Fifa, uma chave não pode ter duas seleções do mesmo continente, com exceção da Europa. Assim, já estão descartado­s como adversário­s Colômbia, Peru e Uruguai. O adversário do pote 2 terá de vir do quinteto formado por Croácia, Espanha, Inglaterra, México e Suíça.

Desde que o sistema de grupos na primeira fase foi adotada em Mundiais, em 1950, a única vez que o Brasil teve um campeão mundial em sua chave foi em 1970, no México. A adversária foi a Inglaterra, justamente o que pode acontecer agora. Naquela ocasião, a seleção brasileira venceu por 1 a 0, com gol de Jairzinho. O jogo ficou marcado pela defesa de Gordon Banks em cabeçada de Pelé.

Na Copa da Rússia, o Brasil também pode ter duas seleções europeias em seu grupo. São três equipes do continente no pote 3 e uma no pote 4. Para elaboração dos potes, a Fifa usou como critério a posição das seleções em seu ranking de outubro. A única que não teve a colocação respeitada foi a Rússia, anfitriã e obrigatori­amente uma das oito cabeças de chave. Os russos ocupam apenas a 65ª posição, atrás de diversas seleções que nem sequer passaram perto de ir para a Copa, como Bolívia, China, Haiti, Venezuela, entre outras. Todos os detalhes do sorteio serão divulgados pela Fifa dentro dos próximos dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil