Folha de Londrina

Senado aprova voto distrital misto para eleição de deputados e vereadores

- Talita Fernandes Folhapress

‘ESQUEMA RUDIMENTAR’ Segundo o MPF, o ponto de partida das investigaç­ões foi a colaboraçã­o premiada de executivos, entre eles a de Sérgio Machado, ex-presidente

nota divulgada pelo MPF.

Para a procurador­a da República, Jerusa Burmann Viecili, o caso foi um esquemas “bastante rudimentar” de lavagem de dinheiro.

“Os pagamentos de propina eram feitos diretament­e da empresa de engenharia, que era beneficiad­a no

e Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado. A aprovação se deu por 40 votos favoráveis e 13 contrários. O texto agora segue para a Câmara. Contudo, mesmo se for aprovado pelos deputados, não terá validade para as eleições de 2018. Isso porque a Constituiç­ão estabelece que as regras eleitorais só têm validade se tiverem sido aprovadas pelo menos um ano antes da disputa.

A adoção do modelo distrital na votação para o Legislativ­o foi intensamen­te debatida na reforma política que movimentou o Congresso neste ano, mas não foi aprovada a tempo de valer para as eleições do ano que vem. Por este modelo é feita a combinação de dois sistemas. O majoritári­o - que é aplicado atualmente para eleição de governador­es, senadores e presidente - e o proporcion­al, como são eleitos atualmente deputados e vereadores.

O eleitor vota duas vezes: em um candidato do seu distrito e em uma lista fechada, estabeleci­da pelo partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil