Folha de Londrina

CLÁUDIO HUMBERTO

Pesquisa aponta que 60% aprovam apresentad­or de TV, que nega ser candidato à Presidênci­a

- Daniel Bramatti Agência Estado

Expulsão de Kátia Abreu abre caminho para que PMDB instale procedimen­to contra o senador Roberto Requião.

São Paulo -

O apresentad­or de televisão Luciano Huck, cujo nome tem circulado como possível candidato à Presidênci­a da República, teve melhora significat­iva de imagem nos últimos dois meses. Segundo a pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos, a aprovação ao nome de Huck apresentou um salto de 17 pontos porcentuai­s desde setembro, passando de 43% para 60%. Já a desaprovaç­ão caiu de 40% para 32% no mesmo período.

Com isso, Huck passou a ser a personalid­ade com a melhor avaliação entre as apresentad­as pelo Ipsos aos entrevista­dos. Todos os demais 22 nomes do Barômetro Político deste mês, porém, são do mundo político ou do Poder Judiciário, mais sujeitos ao desgaste do noticiário.

A pesquisa Ipsos não é de intenção de voto. O que os pesquisado­res dizem aos en- trevistado­s é o seguinte: “Agora vou ler o nome de alguns políticos e gostaria de saber se o (a) senhor (a) aprova ou desaprova a maneira como eles vêm atuando no País”.

Entre os presidenci­áveis, o primeiro a aparecer no ranking de aprovação do Barômetro Político, depois de Huck, é Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 43% de avaliação positiva e 56% de negativa. As taxas do ex-presidente estão em tendência de melhora paulatina desde junho. A eventual candidatur­a de Lula, porém, depende da Justiça - uma condenação em segunda instância pode inviabiliz­ar legalmente sua participaç­ão na campanha.

Em empate técnico com Lula está o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que tem 42% de aprovação.

Marina Silva (Rede) apresentou oscilação de 36% para 35% em sua avaliação positiva nos últimos dois meses. A desaprovaç­ão subiu de 51% para 56%.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a perder apoio na opinião pública: sua avaliação negativa subiu de 56% para 63%. A taxa de aprovação ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 22% para 24%.

O juiz Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e conhecido por sua atuação no julgamento de acusados da Operação Lava Jato, foi aprovado por 50% dos entrevista­dos neste mês. As informaçõe­s são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

NÃO É CANDIDATO

Luciano Huck comunicou a familiares e a amigos próximos que não pretende ser candidato a presidente da República. A informação foi publicada pelo jornalista Gilberto Dimenstein em sua página no Facebook. A reportagem confirmou o fato com dois interlocut­ores de Huck. A interlocut­ores, Huck tem dito que se pronunciar­á definitiva­mente sobre o tema nos próximos dias.

(Mônica Bergamo/Folhapress)

 ?? Alan Morici/Framephoto/Framephoto/Estadão Conteúdo ?? Luciano Huck teria comunicado a familiares e a amigos próximos que não pretende ser candidato a presidente da República
Alan Morici/Framephoto/Framephoto/Estadão Conteúdo Luciano Huck teria comunicado a familiares e a amigos próximos que não pretende ser candidato a presidente da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil