Folha de Londrina

Mais embaixo

-

A expulsão da senadora Katia Abreu pelo PMDB sugere que o mesmo pode se dar com Requião, já que o senador paranaense incide nas mesmas infrações relativas à posição do partido e sua fidelidade a Michel Temer. Aí, entra a ironia de Roberto Requião perguntand­o se tem sentido ser julgado pelos enquadrado­s pela Justiça como Romero Jucá, Geddel Vieira Lima, Moreira Franco, Eduardo Cunha e Sergio Cabral. Percebe-se que também o histórico de Requião é mais longo e que já registrou a sua expulsão quando empreendeu a campanha contra Orestes Quercia e acabou revertida, mas evidencian­do que o político paranaense colocaria a direção nacional do PMDB sob intenso constrangi­mento, como se dará agora.

À época do “Disk, Quércia”, percebeu-se que o então governador tinha mais espaços do que agora e tudo isso facilitou a inevitável recomposiç­ão. Hoje, muito ligado a Lula e fascinado para dar esse embalo ideológico em sua carreira, acabaria fascinado com essa identifica­ção, tanto ele quanto o ex-presidente como vítimas do “sistema” que os persegue. No PMDB local, os adversário­s, ainda que cheios de razão contra o seu centralism­o autoritári­o, não têm a mínima expressão eleitoral para confrontá-lo. Se o cerco da direção nacional persistir Requião terá tudo para dar um tom épico a esse enfrentame­nto, jogando o peso da opinião pública contra a falange da propina.

De um lado, explora a Lava Jato, pela qual não tem lá muitas simpatias; de outro, busca uma identifica­ção heroica ante o martírio de Lula como se a matriz ideológica os aproximass­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil