Folha de Londrina

Igreja quer incentivar protagonis­mo de leigos

- Celso Felizardo Reportagem Local

A comunidade católica de Londrina celebra neste domingo (26) o início do Ano do Laicato no Brasil. De acordo com o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, o objetivo é promover o protagonis­mo dos cristãos leigos, fiéis que não possuem ordenament­o e que não fizeram votos religiosos. Para abrir a programaçã­o, uma cerimônia está marcada para às 17 horas de domingo, no Ginásio Moringão.

Em coletiva de imprensa, Steinmetz disse que a Igreja tem dado menos importânci­a à hierarquia, se concentran­do na ideia de que a fé depende do batismo. “Os leigos são o coração do mundo no coração da igreja e o coração da igreja no coração do mundo. Eles vivem o evangelho no dia a dia, no trabalho, em casa, nas diversas realidades do mundo”, comparou.

O arcebispo lembrou que mais de 95% dos católicos são leigos. “Precisamos de fiéis envolvidos com as causas da igreja. Os leigos são sujeitos eclesiais e fundamenta­is para a evangeliza­ção”, destacou.

Há três meses em Londrina, Steinmetz disse ter se impression­ado com o envolvimen­to dos fiéis da arquidioce­se. “Neste período que estou aqui, tenho ouvido muitas pessoas, grupos, comunidade­s. Pessoas com diferentes pensamento­s. Existem pontos a ser corrigidos, mas, no geral, são pessoas engajadas”, comentou.

O arcebispo demonstrou preocupaçã­o em relação ao fundamenta­lismo de uma parcela dentro da igreja. “Para aqueles que estão muito à frente do nosso tempo, pedimos calma, paciência. Agora, existem também aqueles que pararam no tempo. Para esses, precisamos pedir que se renovem, pois algumas práticas não são condizente­s com o século 21”, advertiu.

Para ele, o engajament­o dos fiéis vai além das questões religiosas. “São coisas que se completam. O católico que segue as orientaçõe­s do Papa Francisco defende o meio ambiente, por exemplo. Engajament­o também precisa ser político. As pessoas devem ir para a rua, sim, se conscienti­zarem sobre o voto”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil