Folha de Londrina

F1 chega a Abu Dabi com a cabeça em 2018

Prova nos Emirados Árabes Unidos encerra temporada e equipes aproveitam fim de semana para desenvolve­r carros para o ano que vem

-

- Com as equipes de olho no desenvolvi­mento dos carros do ano que vem, a Fórmula 1 encerra a temporada 2017 neste fim de semana com o GP de Abu Dabi. Na sexta-feira (24), durante os treinos livres, o inglês Lewis Hamilton, consagrado tetracampe­ão mundial por antecipaçã­o neste ano, fechou o dia na liderança ao cravar o tempo de 1min37s877 na segunda sessão, enquanto o alemão Sebastian Vettel, melhor na primeira, ficou em segundo lugar ao terminar a sua melhor volta em 1min38s026.

Além da temporada estar definida, com Hamilton campeão entre os pilotos e a Mercedes entre os construtor­es, houve outro forte motivo para as equipes focarem tanto no ano que vem na primeira sessão em Abu Dabi: trata-se da única que é realizada no meio da tarde no país do Oriente Médio, com temperatur­a do asfalto perto dos 40ºC. Isso faz com que a sessão seja menos significat­iva, pois a classifica­ção e a corrida são disputadas ao entardecer e, sem o sol forte, a tendência é que a temperatur­a do asfalto, fundamenta­l para o comportame­nto dos pneus, caia rapidament­e. Equipes como Ferrari e McLaren aproveitar­am para testar peças para o carro do ano que vem, uma vez que o regulament­o ficará razoavelme­nte estável e será possível dar continuida­de ao desenvolvi­mento do que foi usado em 2017.

A segunda e mais representa­tiva sessão de treinos livres começou às 17 horas locais, mesmo horário da classifica­ção e da corrida.

Felipe Massa, que fará a sua despedida da Fórmula 1 neste GP de Abu Dabi e que havia sido o nono colocado no primeiro treino do dia, caiu duas colocações no segundo e fechou em 11º lugar com a sua Williams.

Vettel viu neste ano Hamilton igualar os seus quatro títulos na F1 e apimentar uma rivalidade que promete viver capítulos históricos em 2018, quando ambos tentarão alcançar os cinco campeonato­s obtidos pelo lendário argentino Juan Manuel Fangio. Assim, quem triunfar só ficaria atrás do heptacampe­ão Michael Schumacher em número de conquistas.

A sessão de qualificaç­ão para o grid do GP de Abu Dabi será realizada às 11 horas (de Brasília) deste sábado (25), mesmo horário da largada da corrida de domingo. Na prova, Vettel tentará assegurar de vez o vicecampeo­nato mundial. Ele tem 22 pontos à frente de Valtteri Bottas, único que poderia lhe roubar o posto neste fechamento de temporada. Para isso, porém, no mínimo o finlandês teria de vencer a prova nos Emirados Árabes Unidos e ser beneficiad­o por uma péssima corrida do piloto alemão.

 ?? Andrej Isakovic/AFP ?? Campeão antecipado Lewis Hamilton fez o melhor tempo na segunda sessão de treinos livres
Andrej Isakovic/AFP Campeão antecipado Lewis Hamilton fez o melhor tempo na segunda sessão de treinos livres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil