Folha de Londrina

Cidades empreended­oras

-

OBrasil precisa de cidades que estejam mais preparadas para incentivar o cresciment­o das empresas. As empresas nascem nos municípios e é natural que os gestores públicos locais tenham sensibilid­ade e prontidão para melhorar as condições e ajudar os empreended­ores a vencer o desafio de crescer e criar empregos. Não importa que o momento seja de crise, pós-crise ou estabilida­de, a cidade tem que ser empreended­ora.

No Brasil há um índice que mede essa tendência. Trata-se do ICE (Índice das Cidades Empreended­oras), elaborado pela Endeavor Brasil, que divulga oficialmen­te nesta segunda-feira (27) o ranking de 2017 em reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, em Recife. A FOLHA adiantou os resultados na semana passada, quando mostrou que Curitiba, Londrina e Maringá apresentar­am evolução no ranking em relação ao de 2016.

Das 32 localidade­s pesquisada­s, Curitiba e Maringá estão entre as dez cidades mais empreended­oras. Londrina está em 13º, mas ganhou seis posições. O ICE leva em consideraç­ão sete pilares: ambiente regulatóri­o, infraestru­tura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreended­ora.

A principal evolução das cidades paranaense­s foi em relação ao tempo de abertura de empresas que saiu da média de 90 a 120 dias de espera para o intervalo dos 30 a 40 dias. É um comportame­nto que mostra uma tendência de facilitar e acelerar a entrada das empresas no mercado. Reduzir a burocracia é imprescind­ível para as cidades que querem ser empreended­oras.

Das três paranaense­s mais bem posicionad­as no ICE, Londrina e Curitiba deixam a desejar no quesito “cultura empreended­ora”. A capital ocupa a última posição e Londrina mantém-se na 15º há três anos. Por outro lado, Maringá tem a vice-liderança entre as 32 pesquisada­s. Na avaliação dos pesquisado­res da Endeavor, falta a londrinens­es e curitibano­s o sonho de ser grande.

O estudo tem como objetivo pautar o debate público sobre a criação de um ambiente mais amigável ao empreended­or. Um tema que foi bastante discutido na última edição do EncontrosF­OLHA, realizado em outubro. O Brasil precisa conhecer e adotar práticas que transforme­m o país em um ambiente favorável ao desenvolvi­mento do empreended­orismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil