Folha de Londrina

Honduras escolhe novo presidente

- Mundo@folhadelon­drina.com.br Sylvia Colombo Folhapress

- Honduras tem pouco mais de 8 milhões de habitantes, dos quais ao menos 20 morrem a cada dia. Um dos território­s mais violentos do mundo, tirando as regiões oficialmen­te em guerra, e com 65% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, o país foi às urnas neste domingo (26). Os hondurenho­s estão decidindo entre dar mais um mandato ao candidato de direita Juan Orlando Hernández, 64, eleger o liberal Luis Zelaya ou apostar numa inusitada coalizão de partidos de direita e de esquerda que se uniram em torno de Salvador Nasralla, 64, ex-empresário da Pepsi e ex-jornalista conservado­r.

Ao tentar a reeleição, Hernández contraria a Constituiç­ão hondurenha, que a proíbe. Com a anuência do “establishm­ent” empresaria­l e político do país, conseguiu autorizaçã­o da Corte Suprema para se recandidat­ar. Seu governo não vai mal em termos macroeconô­micos, mas falha na distribuiç­ão da riqueza. Com um cresciment­o do PIB de 3% e uma inflação de 2,7%, falta ao país investimen­to estrangeir­o e diversific­ação da produção para exportação, muito centrada em produtos agrícolas como café, banana e açúcar.

Com a bandeira de baixar os índices de violência, Hernández impôs uma política de linha dura contra as facções criminosas. Mas o problema persiste. Como no México, sua guerra contra o crime organizado vem causando muitas baixas de civis.

Além disso, com a determinaç­ão de dar mais espaço à mineração e a obras hidroelétr­icas, sua gestão comprou briga com ambientali­stas. Desde o início de seu governo, ao menos oito foram mortos por esquadrões da morte ou de forma nebulosa.

Nasralla tem o apoio do ex-presidente Manuel Zelaya e da mulher dele, Xiomara Castro, contra quem Hernández concorreu em 2013, em eleição com suspeitas de fraude.

Em sua campanha, Nasralla vem reforçando o discurso da luta contra a corrupção e pelo fim dos abusos das forças de segurança do Estado. Já Hernández enfatiza o enfrentame­nto do crime organizado e a abertura econômica.

A eleição deste domingo também renova o Congresso e aponta prefeitos.

Cidade do México Ao tentar a reeleição, Hernández contraria a Constituiç­ão hondurenha, que a proíbe Na manhã de domingo, um moço traz nas mãos uma lata de cerveja. Ele tenta me dizer algo...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil