Folha de Londrina

Por que ficar sentado é prejudicia­l à saúde

- Reportagem Local

Brasília

- Não é novidade para ninguém que a inatividad­e e uma alimentaçã­o incorreta são prejudicia­is à saúde. Por ser uma recomendaç­ão médica, o Ministério da Saúde vem fazendo campanhas de promoção da saúde para ajudar a população a ter uma boa qualidade de vida. Mas hoje há outra preocupaçã­o: a de passar muito tempo sentado.

Mas por que esse assunto é tão importante? Em 2012, a Universida­de de Leicester, na Inglaterra, publicou um estudo onde foram coletados e analisados dados sobre longas horas na posição, tirados de 18 estudos envolvendo mais de 794 mil pessoas. A análise mostrou que as pessoas têm o costume de gastar entre 50% e 70% do tempo sentadas. Os pesquisado­res concluíram que o tempo sentado era diretament­e proporcion­al ao aumento de chance de ter diabetes e desenvolve­r doenças cardiovasc­ulares e o aumento da probabilid­ade de morrer prematuram­ente.

Segundo Danielle Keylla, consultora técnica do Departamen­to de Atenção Básica do Ministério da Saúde, caso você trabalhe a maior parte do tempo sentado, o ideal é pausar a cada uma hora e fazer alongament­o ou caminhar. É possível adotar algumas estratégia­s que podem ajudar a lembrar sobre a importânci­a de mover-se, mesmo durante o horário de trabalho. “No trabalho, muitas pessoas tendem a permanecer sentadas o máximo de tempo. Isto pode ser bom para o desenvolvi­mento das tarefas, mas é ruim para o nosso corpo. Mover-se ajuda a melhorar a circulação sanguínea e, consequent­emente,

HÁBITOS

No dia a dia também há alguns hábitos que você pode incorporar. Para manter a saúde, prevenir doenças e deixar o corpo mais forte e vigoroso, o caminho pode ser tão simples que até surpreende. Confira algumas dicas: no trabalho levante-se para tomar água: a hidratação é importante; participe dos momentos de ginástica laboral na empresa; caso tenha condições físicas e seja possível, prefira sempre a escada; fique atendo se o conforto da cadeira ou pés lhe faz permanecer mais tempo sentado. Apesar de a ergonomia ser fundamenta­l para a saúde, ela não deve camuflar a necessidad­e de reduzir o tempo sentado.

Quando praticadas regularmen­te, essas atividades têm o poder de criar uma rotina saudável e benéfica para o corpo e a mente. Mas, mesmo no caso de exercícios moderados, no início é preciso tomar alguns cuidados importante­s como a escolha de atividade que atenda às suas necessidad­es físicas e não agrave algum problema muscular ou de postura que você tenha.

“Mover-se ajuda a melhorar a circulação sanguínea e, consequent­emente, a irrigação do nosso corpo”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil