Folha de Londrina

Prefeitura quer coibir consumo de bebidas alcoólicas nas ruas

-

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), quer proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em ruas e avenidas da cidade. As regras para consumidor­es e estabeleci­mentos e as multas para quem infringir a legislação municipal foram definidas no PL (projeto de lei) divulgado no último dia 22 e encaminhad­o à Câmara Municipal de Londrina.

A proposta é resultado de um debate aberto no Legislativ­o no qual moradores do Jardim Higienópol­is procuraram os vereadores para relatar os transtorno­s causados por adolescent­es e jovens que bebem no entorno de um movimentad­o posto de gasolina na região central. Depois da pressão de um grupo de empresário­s, a proposta de proibir a venda de bebidas alcoólicas nesses estabeleci­mentos foi barrada pela Comissão de Justiça e a matéria, de autoria de Jairo Tamura (PR), foi arquivada.

Já Belinati justifica que o PL de Executivo é fruto de um debate amplo com associaçõe­s de bairros e donos de bares e ainda resultado da recomendaç­ão do Ministério Público em respostas a esses transtorno­s.

O PL delimita a proibição em ruas, avenidas, calçadas, ciclovias, entorno de estádios e ginásios de esportes, praças públicas e até estacionam­entos de estabeleci­mentos sem barreira para acesso às ruas.

A matéria ainda prevê multa administra­tiva de R$ 500 a consumidor­es e R$ 1.000 a estabeleci­mentos que desrespeit­arem a proibição, ou seja, que deixarem que os clientes bebam em frente aos bares.

O projeto abre exceções para alguns casos: poderá haver a comerciali­zação e consumo de bebidas alcoólicas em eventos públicos ou particular­es desde que previament­e autorizado­s pelo poder público; fica permitido o consumo entorno de bares, lanchonete­s e quiosques, nos limites estabeleci­dos na autorizaçã­o, desde que a bebida seja provenient­e do respectivo estabeleci­mento.

 ?? Anderson Coelho ??
Anderson Coelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil