Folha de Londrina

União Europeia autoriza uso de glifosato por mais 5 anos

- France Presse

Bruxelas, Bélgica -

Os países da UE (União Europeia) concordara­m, nesta segunda-feira (27), em autorizar por mais cinco anos o uso do glifosato, polêmico pesticida que seria nocivo à saúde humana. A decisão ocorreu após inesperada mudança de voto da Alemanha.

Dezoito países votaram a favor da proposta do Executivo europeu, superando os 65% da população do bloco necessário­s para o projeto poder ser aprovado. Outros nove países votaram contra, e um se absteve, o que permitiu chegar a uma maioria qualificad­a que não foi alcançada em uma primeira votação, no começo do mês.

A Alemanha, que tinha votado contra, mudou de lado após ter solicitado alterações no texto. Entre essas mudanças, está a limita- ção de seu uso privado e o respeito da biodiversi­dade, segundo uma fonte próxima às negociaçõe­s.

A mudança de posição da Alemanha, um peso-pesado político e demográfic­o dentro da UE, influencio­u a aprovação da renovação. “O voto de hoje demonstra que, quando queremos, podemos compartilh­ar e aceitar nossa responsabi­lidade coletiva na tomada de decisões”, disse o comissário europeu de Saúde, Vytenis Andriukait­is, citado em um comunicado.

Agora, a Comissão Europeia terá de confirmar a decisão antes que a autorizaçã­o de uso do glifosato expire, em 15 de dezembro.

 ??  ??
 ?? Gina Mardones ?? Amplamente utilizado no mundo, o glifosato está no mercado desde 1974 e é vendido com o nome comercial de Roundup
Gina Mardones Amplamente utilizado no mundo, o glifosato está no mercado desde 1974 e é vendido com o nome comercial de Roundup

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil