Folha de Londrina

Custo do controle é baixo frente risco de perdas

-

As perdas causadas pela ferrugem asiática no País giram em torno dos US$ 2 bilhões anuais, quando somados os gastos com as aplicações de fungicidas para controle e com as perdas de produção causadas pela doença, segundo a Embrapa Soja. No entanto, os custos para uso dos produtos é bem menor do que o tamanho do prejuízo que a falta de manejo pode causar ao setor. “São duas ou três aplicações de fungicidas que evitam perdas muito maiores”, diz a pesquisado­ra Claudia Godoy, da Embrapa Soja.

Ela afirma que cada produtor deve começar a fazer o monitorame­nto da forma mais abrangente possível, principalm­ente para primeiras semeaduras e locais com acúmulo de umidade. E orienta a coleta dos terços médio e inferior das plantas, cujas folhas devem ser observadas contra a luz em busca de pontuações escuras ou da presença de semelhante­s a pequenas feridas ou bolhas no verso das folhas.

Os produtores podem acompanhar e colaborar para os relatos de ocorrência da doença pelo site do Consórcio Antiferrug­em (www.consorcioa­ntiferruge­m.net). O órgão também tem um aplicativo para smartphone­s IOs e Android. A Embrapa Soja também mantém um site com informaçõe­s detalhadas sobre a doença, pelo endereço www.embrapa.br/ soja/ferrugem.

(F.G.)

 ?? Arquivo Folha ?? Ocorrência da doença deve ser informada pelo site ao Consórcio Antiferrug­em
Arquivo Folha Ocorrência da doença deve ser informada pelo site ao Consórcio Antiferrug­em

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil