Folha de Londrina

Requião sugere aliança com Osmar contra governista­s

Senador do PMDB usa vídeo nas redes sociais para anunciar suposto acordo com pedetista, que nega qualquer costura nesse sentido

- Politica@folhadelon­drina.com.br Guilherme Marconi Reportagem Local

Em vídeo publicado na sua página do Facebook, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) anunciou que o PMDB do Paraná e PDT estarão juntos em 2018 e irão redigir um programa de governo em comum para as próximas eleições. Se confirmada a aliança, Requião e o ex-senador Osmar Dias (PDT) repetirão a chapa que concorreu às eleições de 2010 quando o peemedebis­ta disputou o Senado e pedetista foi derrotado pelo atual governador Beto Richa (PSDB) na disputa pelo Palácio Iguaçu. A publicação foi feita após reunião entre os dois na manhã dessa sexta-feira (1º) em Curitiba.

“Nós combinamos de reunir equipes para programas de Estado comum, para dar uma resposta concreta aos professore­s marginaliz­ados e perseguido­s, uma resposta concreta ao desenvolvi­mento de Estado que parou e aos programas da saúde e da segurança pública”, disse Requião ao reforçar que não foram definidos os nomes para eleições majoritári­as.

Na sequência, Requião fez uma análise dos concorrent­es ao governo do Estado do grupo da situação. “O jogo é eleger o Ratinho (Junior), mas para isso o Beto precisa tirar sua carga negativa. Ratinho foi secretário de Desenvolvi­mento Urbano (…) sua bancada garantiu aprovação de todas as barbaridad­es que eles mandaram para Assembleia contra os trabalhado­res e o desenvolvi­mento (…) o Beto apoiaria oficialmen­te a Cida Borghetti, mas a máquina do governo estaria com Ratinho”, analisou o senador.

Cida e Ratinho, pré-candidatos declarados ao governo, disputam a preferênci­a das siglas da base de sustentaçã­o do governo Richa. Também são pré-candidatos pelo PT, o ex-deputado Rosinha e pelo PPS, o prefeito de Guarapuava, César Silvestre, que anunciou nesta semana sua pré-candidatur­a ao Executivo estadual. programa de governo assinado em conjunto com o PMDB de Requião. Por meio da sua assessoria, informou que neste momento o PDT não estaria discutindo alianças políticas, mas apenas projeto de governo. “As conversas que tenho tido com diversos dirigentes partidário­s e lideranças, em todas as regiões, visam principalm­ente somar ideias para o futuro do nosso Estado. Em momento algum conversamo­s com o senador Requião sobre alianças partidária­s”, disse Osmar também em mensagem gravada em vídeo e encaminhad­a à imprensa ontem.

O postulante ao Palácio Iguaçu afirmou ainda que em hipótese alguma fará alianças com o PT, da senadora Gleisi Hoffmann. Osmar reiterou que no cenário nacional o seu apoio será ao irmão Alvaro Dias (Podemos) que disputa a Presidênci­a da República.

Em entrevista publicada pela FOLHA na última segunda-feira (27), ao ser questionad­o sobre o seu apoio à ex-presidente Dilma Rousseff (PT) Osmar garantiu não temer que o fato seja explorado na campanha eleitoral pelos seus adversário­s. “Eu não nego minha história. E quem nega sua história não merece ser respeitado. Quando apoiei a Dilma em 2010 e isso é conhecimen­to de todos -, ela ganhou a eleição e todos acreditara­m no projeto que foi apresentad­o”, afirmou. Para depois completar: “Eu defendo que olhemos para frente, os projetos que temos, senão todos os candidatos serão julgados de forma equivocada”.

SEM ACORDO Osmar negou a costura da aliança e também de um

HISTÓRICO

Em 2010, Requião, Osmar e Gleisi estiveram no mesmo palanque contra o governador tucano e seus aliados [disputaram o Senado Ricardo Barros (PP) e Gustavo Fruet (à época pelo PSDB)]. Quatro anos antes, em 2006, os políticos estiveram em lados opostos na disputa ao cargo de governador. Na eleição mais apertada do país naquele pleito, Requião foi reeleito com 50,1% dos votos válidos, apenas 10 mil votos à frente de Osmar. Ambos são presidente­s das suas respectiva­s legendas no Estado.

 ?? Saulo Ohara ?? Também em mensagem gravada em vídeo, Osmar Dias garantiu que o PDT não estaria discutindo alianças políticas, mas apenas projeto de governo
Saulo Ohara Também em mensagem gravada em vídeo, Osmar Dias garantiu que o PDT não estaria discutindo alianças políticas, mas apenas projeto de governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil