Folha de Londrina

Metalmecân­ica cria vagas, mas ociosidade segue alta

Em outubro, 71,4% das indústrias tiveram estabilida­de na geração de vagas, 21,4% aumentaram o número de empregados e 7,1% reduziram

- Economia@folhadelon­drina.com.br Reportagem Local

Aindústria metalmecân­ica londrinens­e aumentou a utilização média de capacidade instalada de 73,6% em setembro para 74,2% em outubro, o que significa que reduziu o potencial ocioso, conforme a pesquisa Desempenho da Indústria Metalmecân­ica da Região Metropolit­ana de Londrina, divulgada pelo Sindimetal (Sindicato das Indústrias de Metalmecân­ica de Londrina). O resultado mostra a tendência do empresaria­do em elevar os estoques, de olho nas férias coletivas de fim de ano e na expectativ­a de cresciment­o da demanda. Porém, mostra que a ociosidade segue acima de 25%, o que reduz o ímpeto de contrataçõ­es enquanto o cresciment­o do consumo não for consolidad­o.

De acordo com o relatório, o aumento na ocupação ocorreu “mais por decisão do empresário do que por uma elevação dos pedidos realizados à indústria”. No caso dos estoques, o volume final sobre o planejado aumentou de 49,6 para 55,6 no mesmo comparativ­o. Apesar de duas em cada cinco empresas não trabalhar com estoques de produtos acabados, 22,2% dos empresário­s que mantêm itens para pronta oferta declararam que estão com quantidade acima da planejada.

Responsáve­l pelo relatório, a pesquisado­ra Barbara Feltrin afirma que, mesmo assim, os números indicam que Londrina começa a se recuperar da crise. “O nível de utilização da capacidade instalada na região está maior do que a nacional, que só agora começa a estabiliza­r as demissões enquanto por aqui já há con- tratações”, diz. A pesquisa nacional da CNI (Confederaç­ão Nacional da Indústria) aponta para uma taxa de ocupação para outubro de 67%, 1 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Em outubro, 71,4% das empresas tiveram estabilida­de na geração de vagas, 21,4% aumentaram o número de empregados e 7,1% reduziram os quadros. A pesquisado­ra acredita que isso indique uma tendência de continuar a criar postos de trabalho. Tanto que a variação no número de funcionári­os passou de 51,5 em setembro para 53,6 em outubro.

O volume de produção esperado, porém, segue próximo à estabilida­de. Houve cresciment­o mo indicador de 48,5 em setembro para 51,7 em outubro. Quando o resultado está abaixo de 50, significa queda e, quando está acima, indica cresciment­o.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil