Folha de Londrina

Brasileiro chega ao fim com rodada quente

Briga por últimas vagas na Libertador­es, apimentada pela indefiniçã­o sobre G8 ou G9, e fuga do rebaixamen­to são atrações dos jogos finais do campeonato

- Fábio Galão Editor de Esporte

OCampeonat­o Brasileiro de 2017 chega ao fim neste domingo (3) com uma situação inusitada: quem terminar em nono lugar pode não saber se comemora ou não. O Corinthian­s já é campeão antecipada­mente, e outras quatro equipes já têm presença assegurada na fase de grupos da Copa Libertador­es de 2018: Palmeiras (segundo, com 63 pontos), Santos (quarto, com 62), garantidos pelas campanhas no Brasileiro, Grêmio (terceiro, com 62), campeão atual do torneio continenta­l, e Cruzeiro (quinto, com 56), vencedor da Copa do Brasil.

Dessa forma, restam três vagas na Libertador­es em disputa. No momento, elas seriam dos cariocas Flamengo (sexto lugar, com 53 pontos), Vasco (sétimo, com 53) e Botafogo (oitavo, com 52), com os rubronegro­s por enquanto indo direto para a fase de grupos e seus rivais qualificad­os para a pré-Libertador­es. É justamente o Fla que poderá deixar outra torcida brasileira em suspenso até o dia 13: caso conquiste o título da Copa Sul-Americana, em final contra o argentino Independie­nte, o G8 do Brasileiro vira G9. Entretanto, o próprio Flamengo corre o risco de, em caso de derrota na decisão, ficar de fora da Libertador­es, já que sua diferença para Chapecoens­e e Atlético Mineiro, hoje nono e décimo colocados, é de apenas dois pontos.

Assim, apesar de concentrad­o na decisão internacio­nal, o Flamengo precisa vencer o Vitória neste domingo em Salvador para não depender de outros resultados. O time baiano es- tá em outra disputa acirrada: a briga contra o rebaixamen­to. Ponte Preta e Atlético Goianiense já estão com a degola confirmada, e outros dois participan­tes da Série B do ano que vem sairão do quarteto Vitória, Coritiba, Sport e Avaí, os dois primeiros com 43 pontos e os outros dois abrindo a ZR, com 42.

O Coxa encara a Chapecoens­e no interior catarinens­e e tenta evitar o quinto rebaixamen­to em menos de 30 anos: caiu em 1989, 1993, 2005 e 2009. Se conseguir se salvar, o futebol paranaense terá em 2018 três times na elite nacional, o que não acontece desde 2005.

Bahia e São Paulo, com 49 pontos, se enfrentam nesta rodada e ainda têm chances matemática­s de chegar à Libertador­es, mas precisam vencer o confronto direto e torcer por derrotas de quem está à sua frente. Dessa forma, a chance de ambos ficaria maior com um G9 – única possibilid­ade que resta para o Atlético Paranaense, 13º colocado, com 48 pontos. Caso consiga a improvável classifica­ção, já que precisa bater o Palmeiras e torcer por derrotas de Chapecoens­e para o rival Coritiba e de Atlético Mineiro para o Grêmio e empate em São Paulo x Bahia (além do título flamenguis­ta), seria a primeira vez que o Furacão disputaria a Libertador­es por dois anos seguidos.

Coritiba tenta evitar o quinto rebaixamen­to em menos de 30 anos

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil