Folha de Londrina

Caminho pavimentad­o para o cresciment­o

-

Em 2020, a Ocepar espera atingir os R$ 100 bilhões de faturament­o. Para isso, 100 lideranças cooperativ­istas paranaense­s se reuniram há dois anos em comitês para definir o encaminham­ento a demandas de cinco pilares estratégic­os: financeiro, mercado, cooperação, infraestru­tura e governança e gestão. Com base em discussões com a participaç­ão de cerca de 1.200 pessoas, surgiram 13 projetos que irão criar as bases para a meta definida para 2020. “O cooperativ­ismo está indo bem, mas se queremos algo mais não podemos continuar fazendo as mesmas coisas”, explicou Mafioletti, sobre a proposta dos projetos, reunidos no PRC-100. Eles receberão investimen­to de cerca de R$ 2 milhões.

Um dos projetos cujos resultados já foram entregues é uma pesquisa, realizada em conjunto com o Datacenso, que mostra a imagem e o posicionam­ento das cooperativ­as diante dos consumidor­es paranaense­s. Segundo a pesquisa, a maior parte da população paranaense (96%) aprova marcas, produtos ou serviços oferecidos por cooperativ­as.

CAUTELA

“Nos últimos 15 anos, o sistema de cooperativ­ismo dobrou de tamanho a cada cinco anos”, notou Gonçalves. Se nada fosse feito, as cooperativ­as ainda iriam dobrar de tamanho de 2015 a 2020, afirmou o diretor. O PRC-100, no entanto, tem o objetivo de “pavimentar o caminho do cresciment­o”. “Não adianta crescer se não tiver saúde financeira, infraestru­tura, pessoas capacitada­s e treinadas.”

De acordo com Gonçalves, em 2017, as cooperativ­as estão crescendo dentro de um cenário realista, “mas ainda estão suscetívei­s a crises”. Para ele, um grande obstáculo está na infraestru­tura, que impacta nos custos e na rentabilid­ade. Elas também precisam investir mais na industrial­ização, no posicionam­ento de marca e em buscar formas de agregar mais valor aos seus produtos.(M.F.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil