Folha de Londrina

LUIZ GERALDO MAZZA

- Alexandra Bicca Folhapress

Governo Temer sonha com o impossível apesar da taxa negativa de credibilid­ade.

- O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, disse Nessa segunda-feira (11), em Washington, que a corte pode tomar em fevereiro medidas mais fortes contra as pré-campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Gilmar Mendes afirmou que, se comprovado abuso de poder econômico, os candidatos podem ter a diplomação cassada. Na semana passada, o TSE julgou improceden­tes representa­ções da Procurador­ia-Geral Eleitoral contra os dois por suposta campanha eleitoral antecipada.

“Aqui não há só essa pergunta sobre a legalidade. Quem está financiand­o? Isso pode levar ao reconhecim­ento de abuso de poder econômico, que pode levar à própria cassação do diploma. É preciso ter muito cuidado com isso. Mas isso está sendo registrado, embora nós tenhamos evitado - eu fui voto vencido - a aplicação de uma sanção”, disse.

O ministro lembrou ainda que o TSE vem trabalhand­o em parceria com o Coaf e a Receita Federal na identifica­ção de CPFs de laranjas no sistema de doações de campanha. Ele lembrou que nas eleições municipais de 2016 foram identifica­dos mais de 300 mil CPFs de pessoas sem capacidade eleitoral.

Mendes participou na manhã dessa segunda-feira da assinatura de um convênio para a observação das eleições gerais de 2018 pela Organizaçã­o dos Estados Americanos (OEA). Essa será a primeira vez que a instituiçã­o acompanhar­á o processo eleitoral no Brasil, com o objetivo é conhecer melhor o sistema brasileiro e apresentar contribuiç­ões para o seu aperfeiçoa­mento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil