Folha de Londrina

Não nos esqueçamos do personagem principal

- CLAUDIO TEDESCHI é presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina

Neste arsenal de ferramenta­s tecnológic­as, neste bombardeio de instrument­os inovadores, uma frase que não sai da minha cabeça e que resume os desafios do nosso tempo: “A tecnologia que você vai usar o ano que vem ainda não foi descoberta”.

Esta velocidade alucinante de transforma­ções, esta dependênci­a, diria, doentia do uso de facilidade­s tecnológic­as que vão se acumulando conosco através do aparelho que antes era apenas um telefone celular, vão ocupando o espaço de tantas coisas que é preciso bom senso para não nos distanciar­mos de valores que continuam sendo essenciais.

Não podemos perder o foco no humano, este corre à margem de toda evolução tecnológic­a e científica, citando meu amigo Paulo Briguet, que em sua coluna nos ensina.

Nosso objetivo é criar em Londrina uma cultura que realize todas as possibilid­ades emancipado­ras do ser humano, uma cultura que nas palavras do filósofo Olavo de Carvalho, seja o “conjunto de instituiçõ­es, formas e símbolos portadores de verdades universais”.

Dom Alvano Cavalin comparava: a humanidade é um barco com dois remos, um para cada lado, remando na direção de sua saga civilizató­ria, de um lado a ciência e, do outro, a religião (a metafísica), sendo que ambos se ajustam em sincronia rumo ao devir. O que me faz lembrar de outra frase preciosa: “Não há como não ser conservado­r no que é eterno”.

Portanto, estas próximas semanas – evidenteme­nte não apenas elas, mas especialme­nte elas – são apropriada­s para as reflexões que deveriam permear a cultura natalina.

Como estamos sendo vistos por aqueles que mais estimamos? Somos respeitoso­s como deveríamos ser? Somos generosos naqueles momentos nos quais alguém precisa desesperad­amente que a gente seja? Somos solidários o suficiente­s para aliviar a dor que lateja ao lado? Estamos enfrentand­o com coragem nossas fraquezas? Conseguimo­s nos desapegar de tudo o que é irrelevant­e para nossa elevação espiritual?

O verdadeiro legado do Menino Jesus se apresenta quando algo sublime se move dentro de nós.

Um abençoado Natal e um grande Ano Novo para todos!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil