Folha de Londrina

Inspeção veicular será a cada dois anos

-

para realização de estudos e propostas de normatizaç­ão

Os Detrans (Departamen­to de Trânsito) dos Estados e do Distrito Federal terão até 31 de dezembro de 2019 para implementa­r o ITV (Programa de Inspeção Técnica Veicular). O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) do Ministério das Cidades publicou a regulament­o do artigo 104 da lei 9.503/97, que estabelece a forma e as condições de implantaçã­o e operação do programa.

O objetivo é evitar acidentes pela falta de manutenção dos veículos. A inspeção será realizada a cada dois anos em todos os veículos, de acordo como o cronograma definido pelo Detran de cada Estado. A ITV será pré-requisito para o licenciame­nto anual, com exceção para os carros zero km, que farão a primeira vistoria três anos após o emplacamen­to.

A resolução determina que a inspeção seja realiza pelos órgãos estaduais ou por empresas credenciad­as. “Dessa maneira, aumentamos a possibilid­ade do condutor de realizar a inspeção, já que a oferta será maior”, salientou Elmer Vicenzi, diretor-geral do Denatran (Departamen­to Nacional de Trânsito). Para realizar a inspeção, os equipament­os e instrument­os devem ser aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O Detran Paraná informou, por meio da assessoria de imprensa, que a resolução está em análise pelo órgão e que ainda não vai comentar sobre como será implantaçã­o do programa no Estado.

A resolução também determina que o ITV será semestral para os veículos de transporte escolares, anual para os veículos utilizados no transporte rodoviário internacio­nal de carga e passageiro­s e combinaçõe­s de veículos de carga com PBTC (peso bruto total combinado) superior a 57 toneladas.

Serão reprovados os veículos com defeitos graves no sistema de freios, pneus, rodas ou equipament­os obrigatóri­os ou a utilização de equipament­os proibidos.

(A.M.P)

 ?? SHuttersto­ck ?? Segundo determinaç­ão do Contran, a inspeção veicular poderá ser terceiriza­da pelos Detrans
SHuttersto­ck Segundo determinaç­ão do Contran, a inspeção veicular poderá ser terceiriza­da pelos Detrans

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil