Folha de Londrina

PROTESTO -

Câmara de Londrina aprovou em segundo turno projeto do Executivo que cria 415 novos cargos na rede municipal ensino

- Rafael Machado Guilherme Marconi Reportagem Local

Professore­s estaduais ocuparam por duas horas a entrada do Palácio Iguaçu, em Curitiba. A APP-Sindicato critica redução nos vencimento­s de temporário­s. Londrina vai contratar 415 professore­s

Em mais uma sessão extraordin­ária, a Câmara Municipal de Londrina aprovou nessa segunda-feira (18), em segundo turno, o projeto do prefeito Marcelo Belinati (PP) que cria 415 novos cargos de professore­s na rede municipal de ensino. A secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse acreditar que os novos servidores estarão aptos a iniciar as atividades até o dia 5 de fevereiro, início do ano letivo. “Estamos viabilizan­do para que eles sejam chamados na primeira semana de 2018. Pode ser que atrase um pouco, até porque o candidato pode prorrogar o prazo de entrega de toda a documentaç­ão”, afirmou.

Segundo a secretária, a transferên­cia dos professore­s para cada escola municipal foi definida até essa segunda-feira. Logo depois, as instituiçõ­es encaminhar­ão à Secretaria de Educação quais salas ficaram sem os titulares. O chamamento será possível após a prorrogaçã­o do concurso público promovido em 2015.

A Prefeitura de Londrina estima que as contrataçõ­es representa­rão aproximada­mente R$ 18 milhões na folha de pagamento no ano que vem, números que tendem a crescer gradativam­ente até 2020. Com a medida o Executivo pretende extinguir os gastos com horas extras dos professore­s estimados em R$ 25 milhões.

A decisão de reforçar o efetivo veio depois do resultado negativo da pesquisa feita pela Secretaria de Educação sobre o aumento da carga horária semanal de 20 para 30 horas dos professore­s. Dos 2.038 que respondera­m a consulta, 1.400 não concordara­m com a alteração e apenas 539 se mostraram interessad­os.

Moraes pontuou que, além dos 415, a convocação compreende preencher 90 cargos de docentes que se aposentara­m no último ano. “A ideia é que, no total, chamemos 505 profission­ais no total.” Para 2019, a secretária não descartou mais admissões. “Vamos ver como 2018 irá se comportar”, completou. A rede municipal dispõe de 2.900 servidores com jornada de 20 horas e mais de 43 mil alunos.

 ?? Mariana Franco Ramos ??
Mariana Franco Ramos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil