Folha de Londrina

Clã Fittipaldi pode representa­r o Brasil na F1

- Brunno Carvalho Folhapress

São Paulo - A saída de Felipe Massa da Williams deixou uma questão na cabeça de quem acompanha aFórmula1:quemseráo próximo brasileiro a correr na principal categoria do automobili­smo? A resposta não é simples nem clara, mas tem indícios vindos de dois lugares: a Academia de Pilotos da Ferrari e a família de Emerson Fittipaldi.

As duas coisas se cruzam em um nome: Enzo Fittipaldi. O neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi vai para seu segundo ano como membro da Academia da Ferrari. Aos 16 anos, o jovem disputou a temporada completa da Fórmula 4 italiana neste ano, terminando na nona colocação geral. Enzo, contudo, admite que seu caminho até a Fórmula 1 é longo. “Estou ainda no começo da minha carreira, então tem muita gente na minha frente. Meu sonho é chegar à Fórmula 1 e ser campeão, mas tem muito trabalho até chegar lá”.

Além de Enzo, mais um brasileiro integra o elenco da Academia Ferrari. Gianluca Petecofe, 15, assinou com a escuderia italiana no início deste mês. O jovem se destacou no Mundial de Kart deste ano, fechando na sexta posição geral, a melhor entre os brasileiro­s da competição.

Ainda no clã Fittipaldi quem aparece mais próximo da principal categoria do automobili­smo é Pietro, irmão de Enzo. Com 21 anos, o brasileiro foi campeão da World Series, categoria que revelou o australian­o Daniel Ricciardo. Pietro, inclusive, quebrou o recorde de poles que pertencia justamente a Ricciardo: 10 a 8.

“Foi muito importante ganhar a World Series”, afirmou Pietro. “Meu plano ano que vem é estar com um pé na Fórmula 1, seja como piloto de teste ou piloto reserva. Ao mesmo tempo, pretendo disputar outra categoria para não ficar parado. Estamos avaliando todas as possibilid­ades”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil