Folha de Londrina

Combate ao assédio sexual em Hollywood

- Folhapress

Grandes nomes de Hollywood criaram uma comissão para combater o assédio sexual na indústria do entretenim­ento. A iniciativa foi anunciada na última sexta (15) por meio de um comunicado, segundo o “New York Times”. Liderada pela advogada Anita Hill, a Commission on Sexual Harassment and Advancing Equality in the Workplace (Comissão Sobre Assédio Sexual e Promoção da Igualdade no Ambiente de Trabalho) foi idealizada pela produtora de “Star Wars” Kathleen Kennedy, pela co-presidente da Nike Foundation, Maria Eitel, pela advogada Nina Shaw e pela investidor­a Freada Kapor Klein. Segundo o comunicado, o grupo tem a missão de promover “ambientes de trabalho mais seguros, justos, equitativo­s e responsáve­is - em especial para mulheres e pessoas marginaliz­adas.” Uma reunião da comissão realizada na sexta incluiu executivos da Disney, da Paramount, da CBS e da Netflix, além de outros representa­ntes da indústria a mídia e do entretenim­ento.

O próximo encontro do grupo será realizado no início do ano que vem.

Confira a seguir um resumo sobre os principais casos de assédio sexual e estupro em Hollywood reportados recentemen­te.

Harvey Weinstein - No caso que foi o estopim para a avalanche de acusações em Hollywood, o outrora poderoso produtor de 65 é acusado de ter assediado e estuprado mulheres ao longo de três décadas. Entre as vítimas estão Angelina Jolie, Ashley Judd e Gwyneth Paltrow. Bob Weinstein, irmão de Harvey, também foi acusado de assédio. Mais recentemen­te, Salma Hayek também escreveu “New York Times” sobre o abuso cometido pelo produtor, dizendo que ele “também foi meu monstro”. Kevin Spacey - O ator de 58 anos foi acusado pelo colega Anthony Rapp de o ter assediado fisicament­e quando a vítima tinha 14 anos. O ator mexicano Roberto Cavazos fez acusações semelhante­s. Após as acusações, a Netflix suspendeu a última temporada da série “House of Cards” e afastou o ator do programa,

além de cancelar o lançamento do filme “Gore”, protagoniz­ado por Spacey. James Toback - Segundo o “Los Angeles Times”, mais de 30 mulheres denunciara­m o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhante­s contra Toback, autor do roteiro de filmes como “Bugsy” e “O Apostador”.

Roman Polanski - Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospect­iva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.

Dustin Hoffman - O ator que tem hoje 80 anos foi acusado de ter assediado sexualment­e a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme “A Morte de um CaixeiroVi­ajante”, em 1985. Reportagem mais recente da “Variety” aponta outras três mulheres acusando o ator.

 ?? Reprodução ?? Kathleen Kennedy, produtora de ‘Star Wars’, é a idealizado­ra do movimento
Reprodução Kathleen Kennedy, produtora de ‘Star Wars’, é a idealizado­ra do movimento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil