Folha de Londrina

Presidente eleito do Chile elogia rival

- Das Agências

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, que voltará a governar o país depois do mandato de 2010 a 2014, fez seu primeiro discurso após a vitória no segundo turno elogiando o rival, o senador de centro-esquerda Alejandro Guillier, que tinha o apoio da presidente Michelle Bachelet.

Piñera ganhou com 54% dos votos, obtendo a melhor votação da direita desde 1993 e mais votos que a própria Bachelet quatro anos antes. Após a apuração, simpatizan­tes se concentrar­am na praça Italia, tradiciona­l local de comemoraçã­o no centro de Santiago.

O mercado comemorou imediatame­nte as eleições de Piñera, que prometeu dobrar o cresciment­o do país, atrair novos investimen­tos e reduzir de 27% a 25% a taxa de impostos sobre as empresas. Na abertura, o principal indicador da Bolsa de Comércio de Santiago avançou 6,2%, estimulado por empresas de mineração, construção e varejo.

“Nosso governo vai favorecer o investimen­to, a produtivid­ade, a inovação, o empreendim­ento (...) e isso reflete a reação muito favorável que tiveram os mercados”, disse o presidente eleito nesta segunda-feira (18) à imprensa estrangeir­a. Também nesta segunda, Piñera reuniu-se para um café da manhã com a presidente Michelle Bachelet.

 ?? Claudio Reyes/AFP ?? Sebastián Piñera, que governou o Chile entre 2010 e 2014, obteve 54% dos votos sobre o candidato de centroesqu­erda
Claudio Reyes/AFP Sebastián Piñera, que governou o Chile entre 2010 e 2014, obteve 54% dos votos sobre o candidato de centroesqu­erda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil