Folha de Londrina

João Ricardo e Pedro Arthur vivem a cidade do alto

-

Para qual time você torce? Em resposta à pergunta da repórter, Pedro Arthur Fabo Borges, 5, afirma prontament­e: “Torço para o time sem colete”. O time em questão é o da turma com quem ele joga futebol duas vezes por semana no Bosque Municipal, uma das únicas áreas verdes onde – com um pouco de boa vontade – as crianças que moram na área central ainda podem brincar. Junto com o irmão João Ricardo Fabo Borges, 10, ele aproveita as aulas oferecidas por um projeto social para praticar esportes a poucos metros de casa. Após interferên­cia da mãe, Pedro lembra que também torce para o Tubarão, o time de Londrina que, por enquanto, só conhece pela televisão. O futebol dos clubes não parece fazer parte da realidade dos meninos. “Falo para o meu pai que torço para o Corinthian­s e para o meu avô que torço para o Santos. Mas na verdade, não torço para ninguém”, completa João.

Os dois garotos moram com os pais, uma professora e um bancário, no 13º andar de um edifício exatamente no Centro de Londrina, desde que nasceram. A zona rural, com árvores, bichos e os sons do campo, fazem parte das férias, quando visitam uma fazenda da região. “Gosto muito da minha casa porque conseguimo­s ver todos os enfeites de Natal. A Catedral este ano ficou linda”, resume João, que gosta também dos eventos infantis que ocupam a Concha Acústica. “Tem música, palhaço... Minha mãe leva a gente e é sempre divertido”, diz.

A cidade vista de cima também ajuda a definir um dos passeios preferidos dos irmãos. “A gente gosta de ir ao ‘shopping redondo’”, conta João, referindo-se ao Boulevard do jeito que ele o observa do 13º andar. Pedro lembra que eles podem ir a pé ao shopping Royal e enumera os lugares por onde passa no cotidiano: o Calçadão, o carrinho de churros da rua Souza Naves e o passeio à feira aos domingos, “às vezes para comer pastel e outras vezes só para comprar frutas”. “Vamos no Calçadão comprar jogos de videogame, mas meu lugar preferido é o Camelódrom­o”, acrescenta João, que gosta mesmo é de brincar de Lego no quarto, onde constrói missões embaixo da cama.

A mãe dos garotos é professora em uma escola municipal no conjunto Milton Gavetti, onde os dois também estudam. Por isso, a maioria dos amigos mora longe, mas isso não os incomoda. “A gente brinca bastante na escola, é legal”, contam. Os sonhos dos meninos, como o da maioria das crianças desta geração, tem a ver com o mundo visto através de vídeos no Youtube. “Quero conhecer os Estados Unidos e todos os lugares que os youtubers mostram, como uma loja gigante de doces chineses”, conta João.

Já o irmão Pedro, apesar de planejar muitas coisas relacionad­as aos vídeos da internet, diz que seu maior sonho é andar de avião sobre a asa da aeronave. “Tem que ser na asa porque nesse dia vou pular de paraquedas”, resume.(C.A.)

“Gosto muito da minha casa porque conseguimo­s ver todos os enfeites de Natal. A Catedral este ano ficou linda”

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Moradores do 13º andar de um edifício no centro, irmãos gostam de passear em shoppings, no Calçadão, na feira livre, e de brincar no Bosque e na Concha
Ricardo Chicarelli Moradores do 13º andar de um edifício no centro, irmãos gostam de passear em shoppings, no Calçadão, na feira livre, e de brincar no Bosque e na Concha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil