Folha de Londrina

Maria Eduarda, a ‘dona’ do Tibagi

-

A estudante da escola municipal do distrito de Lerroville mora às margens do rio Tibagi, no ponto mais remoto da localidade rural. Os pais, que se dividem entre a pesca, a colheita da laranja e a lida com o gado do sítio onde vivem para sustentar Maria Eduarda e o irmão de 17 anos, quase não fazem uso do dinheiro para garantir a subsistênc­ia de todos. “Minha comida preferida é pudim, mas minha mãe não faz porque nossa vaca é velha e não dá mais leite. A gente come muito peixe e as frutas do quintal.”

O rio Tibagi está no centro da vida da menina. É de lá que vem o principal alimento da família e é lá que ela gosta de brincar de vôlei no “areão” quando o rio está baixo. É nas águas que Maria Eduarda se refresca nos dias quentes e são elas, também, a causa de um grande medo. “Quando veio a enchente, tivemos que ficar em uma barraca. Meu maior medo é ficar sem minha casa”, diz a garota, para depois completar: “Também tenho muito medo de cobra, porque de vez em quando encontramo­s algumas perto de casa”.

A casa de Maria Eduarda poderia até ser um lugar de sonhos para as crianças da zona urbana. Não faltam ár-

vores para subir ou lugares para andar de bicicleta. “Quando estou com fome, numa época como agora, pego uma vasilha e encho de jabuticaba. É muito bom”, garante, enumerando as outras opções de lanche da tarde: caju, gabiroba, laranja, seriguela, lichia, pitanga, abacate e manga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil